Unesp: Faculdade de Medicina investe na capacitação de seus auxiliares de enfermagem

Objetivo é aprimorar a competência profissional dos auxiliares de enfermagem que atuam no Hospital das Clínicas

qua, 20/04/2005 - 15h37 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de aprimorar a competência profissional dos auxiliares de enfermagem que atuam no Hospital das Clínicas da Medicina/Unesp, a diretoria da divisão de Enfermagem da unidade, em conjunto com os representantes desse setor, empreendeu a realização de um curso para formação de “técnicos de enfermagem” na instituição.

No momento, duas turmas de 40 alunos, divididas em dois períodos (manhã e tarde), realizam a capacitação, possibilitada a partir de uma parceria entre a supervisão do HC e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), que assumiram 75% dos custos.

Segundo a diretora técnica de Serviço Materno-Infantil da Unesp, enfermeira Rosana Jimenes Pavanelli, que também é coordenadora do curso que está em andamento, a idéia era escolher uma entidade com experiência na área de enfermagem para ministrar as aulas dentro da UNESP. Para tal, foi firmado um acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Quanto às vantagens proporcionadas aos servidores, Rosana destaca que se o profissional fosse se especializar, sem o apoio da UNESP e da Famesp, teria que desembolsar uma mensalidade de R$200,00 por mês, valor que não incluiria transporte e material didático.

Outro diferencial destacado por ela é o conteúdo do curso. Pelo fato dos auxiliares de enfermagem participantes já atuarem na profissão há algum tempo e, devido à complexidade dos casos atendidos no Hospital, eles necessitam de uma capacitação mais ampla que a oferecida, normalmente, em cursos de técnico de enfermagem.

Para lecionar foram escolhidos, principalmente, enfermeiros que conhecem e atuam na UNESP, com o objetivo de acrescentar e oferecer um conteúdo que os alunos possam colocar em prática no trabalho. “Como os auxiliares de enfermagem têm essas competências, a intenção é proporcionar acréscimos ou melhorar procedimentos que eles desenvolvem”, explica a coordenadora do curso.

Quanto à carga horária, o bloco teórico possui três horas aula/dia e o de estágio quatro horas/dia, sendo que esse número não é computado como horário de trabalho. Os cursos, que tiveram início em fevereiro, têm a duração de 10 meses.

A intenção da diretora técnica do Serviço Materno-Infantil é dar continuidade a este projeto que, segundo ela, promove melhorias no atendimento hospitalar. “Nós esperamos contar novamente com os apoios da supervisão do Hospital e da Famesp para formarmos outras turmas. Essa capacitação reflete na qualidade da assistência prestada aos usuários deste Hospital”, afirma.

Seleção

A coordenadora do curso de técnico de enfermagem ministrado na UNESP explica que para o preenchimento das vagas, os supervisores técnicos de seção, que são os enfermeiros responsáveis de cada setor, fizeram um levantamento de quantos profissionais poderiam liberar sem que o trabalho desenvolvido na área dos mesmos fosse comprometido. A partir daí foram considerados alguns critérios como, por exemplo, interesse do funcionário em realizar o curso, atividades desenvolvidas por ele e tempo de trabalho. Segundo Rosana, o profissional deve possuir, ainda, um certo tempo de trabalho a ser cumprido na instituição.

O complexo médico hospitalar da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu tem, hoje, em seus quadros, 628 auxiliares de enfermagem e 72 técnicos de enfermagem.