Unesp: Faculdade de Medicina edita manual do usuário da hemodiálise

Objetivo é transmitir informações que possam ajudar o paciente a acompanhar sua terapia

qua, 04/08/2004 - 17h57 | Do Portal do Governo

Um “Manual do Usuário de Hemodiálise”, produzido pelos profissionais de enfermagem que atuam na Unidade de Diálise do HC da Faculdade de Medicina/Unesp/Botucatu, começou a ser distribuído a todos os pacientes que são atendidos naquela dependência da instituição.

O trabalho, uma verdadeira cartilha com textos simples e ilustrações, tem por objetivo transmitir informações que possam ajudar o paciente a acompanhar sua terapia, buscando sempre a melhor qualidade no tratamento e na vida.

O “Manual do Usuário de Hemodiálise” é impresso em cores, em formato de bolso, e contém capítulos explicando o que é a hemodiálise; o que é necessário para se fazer hemodiálise; o que deve o paciente fazer ao entrar na sala de procedimentos; os cuidados que deve ter com a alimentação, o uso do sal e a ingestão de líquidos e, por fim, informações gerais sobre o transplante renal.

A edição foi coordenada pelas enfermeiras Silvia Correa Marcelino e Marisa Lorençon, tendo a participação e apoio de todo o corpo de servidores da Unidade de Diálise e da disciplina de nefrologia.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu tem, hoje, um moderno e eficiente serviço de diálise, ampliado, recentemente, pela reforma dos espaços físicos e pela aquisição de equipamentos de ultima geração. No primeiro semestre deste ano, a Unidade de Diálise do HC realizou 7.422 sessões de hemodiálise, atendendo pacientes de Botucatu e da região.