Unesp: Faculdade de Medicina capacita voluntários para o combate ao câncer de mama

Interessados aprendem a orientar pacientes na prevenção e recuperação por meio de campanhas preventivas

qui, 11/09/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

Começou ontem, dia 10, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, o 1o Curso de Capacitação de Voluntários para trabalhar no combate ao câncer de mama. Trata-se de iniciativa da entidade Botucatu no Combate ao Câncer de Mama (Botuccam), com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional São Paulo.

O objetivo é propiciar maior conhecimento sobre a doença e seu tratamento, para que os voluntários possam atender às pacientes em visitas hospitalares, domiciliares e campanhas preventivas em centros comunitários e na periferia da cidade. O foco da ação é orientado para a conscientização sobre a importância do auto-exame e da consulta anual com um mastologista, o que possibilitará a detecção precoce dos casos, facilitando o tratamento e a recuperação.

O ciclo de palestras será apresentado por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e membros da Botuccam, todas as terças-feiras, das 13 às 17 horas, até o dia 25 de novembro, durante 12 semanas, incluindo temas como Estratégias de Prevenção; Alternativas Terapêuticas; Processos de Reabilitação; e Apoio Psicológico aos Pacientes.

Orientação e ajuda

A Botuccam é uma entidade educacional e assistencial que desenvolve ações de prevenção e de apoio material e afetivo aos portadores de câncer de mama. Promove um maior conhecimento sobre a patologia e a conscientização da importância do diagnóstico precoce bem como a desmistificação da doença como incurável. Foi fundada por esposas de rotarianos da cidade, em setembro de 2001.

Suas atividades principais são as campanhas de prevenção, visitas hospitalares e a confecção e doação de próteses mamárias, além de orientação sobre as leis que beneficiam os portadores de câncer.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)