Unesp: Faculdade de Medicina apresenta programa de recepção aos seus novos alunos

Calouros desenvolverão uma gincana com objetivo assistencial

sex, 20/02/2004 - 16h05 | Do Portal do Governo

A Comissão de Recepção aos calouros de medicina e enfermagem, formada por docentes e representantes dos veteranos, apresentou, nesta sexta-feira, dia 20, a programação a ser desenvolvida nos primeiros dias de março e quando os novos alunos chegam ao campus.

No dia 1º de março, às 8 horas, no anfiteatro da Patologia, haverá uma solenidade presidida pela profª. Marilza Vieira Cunha Rudge e a que estarão presentes docentes, coordenadores de curso, veteranos e os calouros. Nessa oportunidade, a diretoria da instituição dará as boas vindas aos primeiranistas, cabendo à professora emérita Dinah Borges de Almeida apresentar a aula inaugural do curso.

No mesmo dia, às 10 horas, no salão nobre da faculdade, a diretoria e os docentes farão uma reunião com os pais dos calouros, falando-lhes sobre a instituição e sobre a nova fase de vida iniciada agora por seus filhos – futuros profissionais da saúde. Às 12 horas, as turmas de medicina e enfermagem serão recebidos em almoço promovido pelos veteranos nas restaurantes ‘City-Burger’ e ‘Pizza Frita Semião’. No período da tarde, haverá aula inaugural para o pessoal de enfermagem, e um passeio a pé pelo campus de Rubião Junior.

As atividades deverão prolongar-se até o dia 4 de março, com aulas especiais, atividades lúdicas promovidas pelo Centro Acadêmico Pirajá da Silva, pela Associação Atlética e pelas Ligas Acadêmicas. Na tarde do dia 3, os calouros farão uma coleta de alimentos, roupas e remédios nas ruas da cidade, com a finalidade de doar tais produtos a entidades assistenciais. No dia 4, quinta-feira, nas quadras esportivas do campus, a Associação Atlética promoverá a ‘Caça a Novos Talentos Esportivos’, evento destinado a cadastrar os calouros que queiram participar das equipes de esporte da entidade.

Durante todo o mês de março, os calouros, divididos em grupos de 15 alunos, desenvolverão uma gincana com objetivo assistencial, buscando donativos, realizando ações beneficentes e doando sangue.

O ‘trote cidadão’

O ‘Boletim Informativo’ – órgão de divulgação da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu – incluiu, em sua edição de fevereiro, um conjunto de informações sobre o ‘trote’. Sob o titulo de ‘trote Cidadão – caminho da integração e da convivência amigável’, a matéria alinha as limitações éticas e legais impostas à prática do ‘trote’, a responsabilidade dos diretores e docentes na prevenção às ações violentas e/ou constrangedoras durante o ‘trote’, e as diretrizes firmadas pela direção da escola para recepção aos novos alunos.