Unesp: Faculdade de Medicina amplia instalações de seu Hospital das Clínicas

Novas instalações foram realizadas com apoio do Governo do Estado

sex, 20/05/2005 - 20h40 | Do Portal do Governo

Foram inauguradas nesta sexta-feira, dia 20, as novas instalações do Centro de Material e Esterilização e as obras civis de ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina/UNESP/Botucatu.

Às antigas instalações do CME e do Centro Cirúrgico foram agregados mais 2.100 m² de áreas cobertas, em três pavimentos, e com o acréscimo de seis novas salas de cirurgia.

O novo Centro de Material e Esterilização atende toda a demanda das salas de procedimento cirúrgico, das enfermarias e dos ambulatórios do HC. Situada no andar térreo do novo prédio do Centro Cirúrgico, o CME tem, hoje, um espaço 3 vezes maior do que em suas antigas instalações. Todo o ambiente de manejo do material foi estruturado de forma a não permitir o cruzamento ou contato entre peças já usadas e as já esterilizadas. Com isso, são reduzidas ao mínimo as possibilidades de contaminação ou perda de materiais.

O Centro Cirúrgico, por sua vez, passará a dispor de um total de 16 salas de cirurgia, dotadas de sistema de ar condicionado com pressão positiva, equipamentos de filtragem de ar e água, e com dispositivos especiais para eliminar qualquer risco de contaminação. A estrutura conta, ainda, com uma central de oxigênio, sistemas de alarmes indicativos de falhas ou avarias nos equipamentos, e uma rede de iluminação com recursos para funcionamento ininterrupto.

Segundo o responsável pelo Centro Cirúrgico, o prof. Luiz Eduardo Naresse, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina, as novas instalações ampliarão, ainda mais, a capacidade de atendimento. Em 2004, o CC, com as suas 10 salas, abrigou a realização de 7.226 cirurgias de rotina e de emergência. Esse número poderá, já neste ano de 2.005, ser ampliado em 50%.

As novas instalações do Centro de Material Esterilizado e do Centro Cirúrgico foram realizadas com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria estadual da Saúde.