Unesp: Exposição de navio de pesquisas oceanográficas é exibida na Capital

Evento termina no dia 6 de junho

ter, 27/05/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

A exposição itinerante Pesquisa a Bordo apresenta um pouco do trabalho desenvolvido no Campus do Litoral Paulista (CLP), em São Vicente. Está sendo exibida no Espaço Cultural do prédio da Reitoria da Unesp, em São Paulo, e termina no dia 6 de junho. A mostra exibe os registros da fotógrafa Regina Agrella, do navio oceanográfico Soloncy Moura, que será utilizado pelos pesquisadores do curso de Ciências Biológicas do CLP. ‘Esta exposição demonstra a consolidação do Câmpus do Litoral Paulista’, disse o coordenador executivo, Luiz Antonio Vane.

Nessa primeira pesquisa com o navio, estudiosos da universidade realizarão um levantamento da biodiversidade marinha, no litoral sul do Estado de São Paulo, dirigida ao estudo de crustáceos e peixes. O trabalho tem início previsto para 2004 e ocorrerá no trecho entre as cidades de Santos e Cananéia. O primeiro cruzeiro de pesquisa do navio, com a equipe da Unesp parte de Santos no dia 28 de julho. O grupo realizará uma coleta-piloto, para testar alguns instrumentos de captura e equipamentos para coleta de água e sedimentos.

Parceria

O Soloncy Moura pertence ao Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste-Sul e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e será utilizado mediante parceria de cooperação técnico-científica com a Unesp.

A exposição Pesquisa a Bordo é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), por meio do Programa de Atividades Culturais, do Câmpus do Litoral Paulista e da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI).

A entidade pretende mostrar e divulgar em todos os câmpi da Unesp – e eventualmente em instituições a ela ligadas – as possibilidades do navio de pesquisa. Composta por seis painéis, tem fotos e pequenos textos sobre o navio e suas características, o curso da Unesp, e as pesquisas já realizadas pelo acordo. O Espaço Cultural do prédio da Reitoria da Unesp fica na Alameda Santos, 647.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)