Unesp: Estudo identifica fala no interior paulista

A pesquisa será feita em sete cidades da região de São José do Rio Preto

ter, 11/05/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp


O Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, campus de São José do Rio Preto, criou um Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF) que desenvolve pesquisas relacionadas à descrição do português falado e escrito no Brasil. Com o apoio financeiro da Fapesp, o grupo trabalha atualmente no projeto ‘O Português Falado na Região de São José do Rio Preto: constituição de um banco de dados anotado para o seu estudo’, sob a coordenação do professor Sebastião Carlos Leite Gonçalves.

O levantamento tem como principal objetivo a realização de um censo lingüístico em sete cidades circunvizinhas do noroeste paulista: São José do Rio Preto, Bady Bassit, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Mirassol e Onda Verde. Para a realização da investigação, iniciada em março deste ano, o Grupo coletará amostras de fala de um total de 152 informantes, separados por sexo, faixa etária, nível de escolaridade e renda escolar.

O GPGF espera encerrar a investigação em dois anos. As entrevistas serão armazenadas em um banco de dados, que será utilizado como uma valiosa fonte para os estudiosos e interessados nos estudos sobre a língua falada. Segundo a coordenadora do GPGF, Erotilde Goreti Pezatti, ‘pretendemos iniciar o projeto com o censo regional para futuramente mapear todo o Estado de São Paulo’.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp

V.C.