Unesp: Estudiosos brasileiros e estrangeiros discutem blocos econômicos

Evento será hoje, às 20 horas

ter, 27/01/2004 - 16h45 | Do Portal do Governo

A Universidade de Verão, projeto da Universidade Estadual Paulista (UNESP) realizado durante o mês de janeiro no município de São Vicente (SP), dá mais um passo em sua agenda acadêmica.

Globalização e o blocos econômicos é o tema da mesa-redonda que ocorre nesta terça-feira, dia 27, às 20 horas, e traz como debatedores o geógrafo André Roberto Martin, do Instituto de Geografia da USP, o analista político Luiz Fernando Ayerbe, da UNESP de Araraquara, e a historiadora espanhola Nuria Tabanera, da Universidade de Valência. A mesa-redonda tem entrada franca e terá como local a Câmara Municipal de São Vicente.

Ayerbe analisará as relações entre a política externa dos Estados Unidos e da América Latina, além de traçar uma trajetória histórica da América Latina. O acadêmico também se aprofundará no debate sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Autor do livro Estados Unidos e América Latina, publicado pela editora UNESP, em 2002, Ayerbe apresenta um importante estudo da postura dos Estados Unidos perante os governos latino-americanos cujas opções políticas interna e externa são ameaçadoras da segurança hemisférica.

O sociólogo faz também uma minuciosa análise com perspectiva histórica e também bibliográfica de arquivos consultados na Agência Central de Inteligência (ACI) e no Departamento de Estado.

Data: Terça-feira, dia 27
Horário: 20 horas
Local: Câmara Municipal de São Vicente – Palácio 22 de Janeiro – Rua Jacob Emmerich, nº 1195
Parque Bitaru – São Vicente/SP