Unesp: Estudantes do campus de São Vicente visitam navio japonês

Embarcação é uma das maiores do mundo na área de pesquisa

qua, 12/11/2003 - 12h02 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da Unesp

Cerca de 60 alunos do curso de Ciências Biológicas, Campus do Litoral Paulista (CLP) visitaram, na semana passada, o navio de pesquisa oceanográfica Mirai, de nacionalidade japonesa, atracado no porto de Santos (SP). Os estudantes – 36 do 1o ano da graduação e 27 do 2o ano – foram acompanhados por dez docentes do CLP, entre eles o professor André Belém, coordenador da visita do grupo da UNESP.

‘O Mirai é um navio de alta tecnologia e esta visita é um estímulo aos alunos para a pesquisa e a ciência. É uma experiência prática que complementará as matérias ministradas em sala de aula’. O curso de Ciências Biológicas do CLP oferece as habilitações em Biologia Marinho e Gerenciamento Costeiro.

Com 128 metros de comprimento e 8.687 toneladas, o navio Mirai pertence ao Centro de Ciência e Tecnologia Marítima do Japão (Jamstec). Um dos maiores navios do mundo na categoria de pesquisa, o Mirai atracou no Porto de Santos para cumprir o roteiro expedição Beagle 2003 (Blue EArth GLobal Expedition) que partiu de Brisbane, costa leste da Austrália, para a avaliação hidrográfica do hemisfério sul.

A pesquisa, que vai medir a temperatura da água e analisar a salinidade, a quantidade de nutrientes e de dióxido de carbono, entre outros elementos, da superfície ao fundo do oceano, deverá se estender até fevereiro de 2004. Participam do estudo cientistas e técnicos de diversos países parceiros. Do Brasil, embarcaram em Santos sete pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), de onde partiram, no dia 6, para a Cidade do Cabo (África do Sul).

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br
V.C.