Unesp: Escola Médica Virtual recebeu o selo HONcode

Chancela é conferida pela Hon Fundation para sites de referência

qui, 22/09/2005 - 17h48 | Do Portal do Governo

A Escola Médica Virtual (EMV) da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu recebeu o selo HONcode – Código de Conduta para sites da Web voltados à medicina e saúde, e conferido pela HON Foundation, com sede na Suíça. A Health On the Net Foundation, com sede em Genebra, foi fundada em 1955 e ter por objetivo “promover o uso efetivo e confiável de novas tecnologias para telemedicina na assistência médica em todo o mundo”.

O selo Código de Conduta HonCode tem por finalidade a certificação da qualidade da informação disponibilizada, na Internet, por instituições governamentais, não-governamentais, associações de classe, profissionais de saúde e profissionais das mais diversas áreas afins.

O selo obtido pela EMV tem por base a verificação de oito conceitos fundamentais: autoridade; complementaridade; confidencialidade; atribuições; justificativas; transparência na propriedade; transparência do patrocínio; e honestidade da publicidade e da política editorial.

No atendimento a esses princípios, toda orientação médica ou de saúde contida no site da EMV (www.emv.fmb.unesp.br) é disponibilizada somente por profissionais treinados e qualificados, sendo que toda informação incluída no site é concebida para apoiar – e não para substituir – o relacionamento existente entre alunos e seus professores, bem como para qualquer visitante e seu médico.

A Escola Médica Virtual entrou em funcionamento em 20 de janeiro de 2003 e já recebeu mais de 10 milhões de visitas, com a média de 1.994 páginas vistas por dia. Nesse universo de acessos, foram registrados 550.613 visitantes.

O material didático da Escola Médica Virtual é composto por 25 aulas on-line, 3 cursos on-line, 29 materiais de estudo e 4 demonstrações de casos clínicos.

Da UNESP/FM/HC/ Botucatu – SP

J.C.