Unesp: Encontro de pesquisadores do Programa Biota avalia resultados

Programa financiou 74 projetos, desses 40 já foram concluídos

seg, 28/11/2005 - 13h45 | Do Portal do Governo

Organizado por pesquisadores do Instituto de Química (IQ) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), campus de Araraquara, entre eles Wagner Vilegas, Vanderlan da Silva Bolzani, Lourdes Campaner dos Santos, Ian Castro Gamboa, Dulce Helena Silva e Eliana Varanda, em conjunto com a pesquisadora Alba Brito, da Unicamp, o V Simpósio e V Reunião de Avaliação do Programa Biota/Fapesp ocorreram no período de 15 a 20 de novembro, no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia, SP.

O Simpósio contou com mesas-redondas, apresentações orais, sessões de painéis, que abordaram temas importantes, objetos de estudo dos pesquisadores aglutinados em torno do Biota/Fapesp.

No evento também foram realizados mini-cursos, dois deles sobre Sistema de Posicionamento Global e Sinbiota, a riqueza farmacológica e a beleza molecular da biodiversidade e atividades anímicas, com a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Compareceram cerca de 300 participantes de diversas instituições. Estiveram presentes, ainda, três avaliadores internacionais, como Robert Verpoort, Emílio Morán e Arthur Charpman. Na ocasião, o botânico Carlos A. Joly, da Unicamp, foi homenageado por sua valiosa contribuição ao Programa ao longo destes seis anos de funcionamento do Biota.

Os cerca de 300 participantes reverenciaram a memória da pesquisadora Elizabeth Terán, falecida poucos dias antes do evento. Ela seria a representante do Grupo Centroflora, voltado à produção de extratos vegetais, em uma das mesas-redondas.

O Biota, sigla para Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, foi criado em 1999 para sistematizar a coleta de dados e divulgar informações sobre o que resta da biodiversidade do Estado de São Paulo.

Os encontros anuais de seus pesquisadores são momentos de avaliação dos resultados obtidos e de discussão das metas futuras. De acordo com os organizadores desta edição, este é um espaço importante de troca de experiências. O Biota/Fapesp já financiou 74 projetos de pesquisa, 40 dos quais finalizados.

Do Portal Unesp

J.C.