Tornar acessível ao grande público as principais descobertas científicas da humanidade. Discutir os principais questionamentos do homem moderno. Com esses desafios, a Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lança a Coleção Paradidáticos.
“A coleção tem um papel duplo: funciona como base para a formação de alunos do ensino médio e é uma ferramenta de divulgação científica para os professores do ensino fundamental e para o público leigo em geral”, explica Jezio Gutierre, editor-executivo da Editora Unesp.
A coleção é composta por sete séries, escritas por representantes de algumas das principais universidades e instituto de pesquisa do país: “Novas Tecnologias”, “Poder”, “Cultura”, “Linguagens e Representações”, “Educação”, “Evolução” e Sociedade”, “Espaço e Tempo”.
“Os assuntos foram escolhidos com base nos programas de ensino previstos no Ministério da Educação”, disse Gutierre à Agência FAPESP. Os editores esperam lançar os 49 volumes da coleção até setembro de 2005.
A intenção com a coleção é atingir todas as áreas fundamentais do conhecimento. “Serão abordados temas envolvendo, por exemplo, evolução humana, nanotecnologia, ecologia e desenvolvimento sustentável, com uma ligação especial para a questão ética sobre cada assunto em particular”, conta Gutierre.
As obras, com cerca de 110 páginas cada uma, trazem diversas referências bibliográficas para que o leitor possa se aprofundar nos temas em questão, além de glossários para auxiliar na absorção dos principais conceitos e listas com questões para reflexões.
Os seis primeiros títulos já estão disponíveis: “Educação e letramento”, “Imprensa escrita e telejornal”, “A luta pela terra”, “A Persistência dos Deuses”, “Planejamento urbano e ativismos sociais” e “O verbal e o não verbal”. Os livros, que custam R$ 15 cada um, podem ser comprados na Editora Unesp (www.editoraunesp.com.br)
“A série também pretende fornecer um instrumental didático para comunidades carentes. Uma parcela da tiragem será distribuída a prefeituras com baixo poder aquisitivo do Estado de São Paulo”, conta Gutierre.
Confira a relação dos títulos previstos:
– Ciência e sociedade – Ennio Candotti
– Supercomputadores e rodovias de informação – Eduardo de M. Gregores e Sérgio F. Novaes
– Energia de fissão e fusão – Diógenes Galetti e Celso Lima
– Supercondutividade – Renato Jardim e Carlos Becerra
– Nanociência e nanotecnologia – Adalberto Fazzio e Antônio José Roque da Silva
– Laser e suas aplicações em ciência e tecnologia – Vanderlei Salvador Bagnato
– Descobrindo o universo ou a física do espaço – Thyrso Villela Neto e Maria Cristina Batoni Abdalla
– A luta pela terra – Maria Aparecida de Moraes Silva
– Poder/dominação – Marco Aurélio Nogueira
– O poder das nações no tempo da Globalização – Demétrio Magnoli
– A nova des-ordem mundial – Rogério Haesbaert e Carlos Walter Porto Gonçalves
– Diversidade étnica, conflitos regionais e direitos humanos – Tullo Vigevani e Marcelo Fernandes de Oliveira
– A questão das minorias: identidade e cidadania – Ethel Volfzon Kosminsky
– Movimentos sociais urbanos no Brasil – Regina Bega dos Santos
– A persistência dos deuses: religião, cultura e natureza – Eduardo Rodrigues da Cruz
– Culturas, culturas – Teixeira Coelho
– Cultura letrada – Márcia Abreu
– Patrimônio histórico e memória – Thais Pimentel
– Indústria cultural – Marco Antonio Guerra
– Culturas juvenis: múltiplos olhares – Afrânio Mendes Catani e Renato de Sousa Porto Gilioli
– Culturas indígenas no Brasil – Paulo José Brando Santilli e Nadia Farage
– O verbal e o não verbal – Vera Teixeira de Aguiar
– Imprensa escrita e telejornal – Juvenal Zanchetta Júnior
– O corpo fala – Yara M. Carvalho
– Telas e telinhas – Elizabeth Rondelli
– A linguagem da música – Arnaldo Daraya Contier
– Literatura: a poesia – Fábio de Souza Andrade
– Literatura: a narrativa – Benedito Antunes
– Educação e letramento – Maria do Rosário Longo Mortatti
– Fundamentos da Educação – Pedro Goergen
– Políticas públicas em Educação – João Cardoso Palma Filho, Maria Leila Alves e Marília Claret Geraes Duran
– Educação e tecnologias – Vani Kenski
– Educação ambiental – Marcos Sorrentino e João Luiz Pegoraro
– Juventude e rebeldia – Maria Lúcia de Oliveira
– Avaliação – Denice Bárbara Catani
– Darwin e a biologia evolucionária – Carlos Alberts
– Evolução: o sentido da biologia – Diogo Meyer e Charbel Nino El-Hani
– Sementes geneticamente modificadas – Denise Maria Trombert de Oliveira
– O relacionamento entre as espécies e a evolução orgânica – Walter Boeger
– Bioquímica do corpo humano – Fernando Fortes de Valencia
– Biodiversidade tropical – Márcio R. C. Martins e Paulo Takeo Sano
– Avanços da biologia celular e molecular – André Luis Laforga Vanzela
– Planejamento urbano e ativismos sociais – Marcelo Lopes de Souza e Glauco Bruce Rodrigues
– Urbanização e cidades: permanências e mudanças – Maria Encarnação Beltrão Sposito
– Trabalho e História – Ida Lewkowicz e Manolo Garcia Florentino
– Cidade e imprensa – Tânia Regina de Luca e Ana Luiza Martins
– Redes e cidades – Eliseu Savério Sposito
– Cidade pós-moderna e trabalho – Maria Flora Gonçalves
– Relações cidade/campo – Ariovaldo Umbelino de Oliveira
Da Agência FAPESP
Por Thiago Romero
(LRK)