Unesp e Fundação Mário Covas firmam parceria para oferecer cursos de governança pública

Alckmin falou sobre ética e responsabilidade fiscal em abertura de seminário promovido pela Fundação

qui, 11/08/2005 - 15h33 | Do Portal do Governo


Governança pública, ética e responsabilidade fiscal. Esse foi o tema do seminário internacional que contou com abertura do governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 11, no Memorial da América Latina. No evento, promovido pela Fundação Mário Covas, foi firmada parceria entre a entidade e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) para a realização de cursos de formação para gestores públicos.

De acordo com Alckmin, o objetivo é preparar, capacitar, aprimorar, pós-graduar profissionais para uma boa gestão pública. “É hora de formarmos bons quadros”, afirmou, destacando que não adianta ter recursos sem uma pessoa preparada para executar o trabalho. “Vai desperdiçar dinheiro e não fará corretamente”, disse.

Segundo o reitor Marcos Macari, a Unesp é a única universidade pública do Estado a oferecer um curso de Administração Pública, na Faculdade de Ciências e Letras, no Campus de Araraquara. Também oferece um curso de pós-graduação para os servidores da Assembléia Legislativa de São Paulo, devido a uma parceria firmada com a instituição.

Os cursos de Governança Pública devem levados a todos os campi da universidade. A previsão é iniciar as atividades ainda este ano, com um curso de extensão universitária sobre Responsabilidade Fiscal, que terá duração de dois meses.

Na abertura do seminário, o governador lembrou do ajuste fiscal promovido pelo governador Mário Covas, que teve início há cerca de dez anos. Ele enfatizou a necessidade do gestor público saber gastar com responsabilidade. “Precisamos recuperar o que a administração privada fez, enormes ganhos de eficiência e competitividade. Esse mesmo caráter de seriedade, de eficiência e de ética é muito mais do que não roubar ou não deixar roubar. É a qualidade do gasto público. É o custo-benefício do dinheiro dos impostos que a população paga”, apontou.

Alckmin afirmou que é preciso lembrar os bons exemplos do trabalho do governador Mário Covas em São Paulo. “Trabalho que nos mostrou que é possível aliar política e eficiência, política e dedicação ao bem comum, política e ética, política e honra”, disse.

Cíntia Cury