Unesp deverá construir e ampliar os Campi de Franca, Rio Claro e Zona Oeste da Capital

Obras serão realizadas com financiamento de R$ 29,8 milhões junto ao BNDES

ter, 25/05/2004 - 13h34 | Do Portal do Governo

A Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp) deverá construir e ampliar três Campi: Franca, Rio Claro e Zona Oeste da Capital paulista. Para isso, a Unesp aguarda liberação, por parte do Tesouro Nacional, de empréstimo do BNDES no valor de R$ 29,82 milhões.

O objetivo das obras é acomodar melhor os alunos das três unidades, além de criar condições para a criação de novos cursos e ampliação de vagas.

O Campus da Zona Oeste da Capital será erguido próximo ao Metrô Barra Funda e vai abrigar os Institutos de Física Teórica e de Artes. Já as ampliações dos Campi de Franca e Rio Claro vão melhorar as acomodações de alunos e professores, já que as unidades receberam, recentemente, novos cursos. Em Franca foi criado, no ano passado, o curso de Relações Internacionais, que iniciou o vestibular com cem vagas, e em Rio Claro, foi implantado o curso de Engenharia Ambiental, que está no segundo vestibular e já gerou um total de 60 novas vagas.

“O financiamento foi aprovado em dezembro do ano passado e, nesta segunda-feira, dia 24, o governador em exercício Cláudio Lembo assinou o pedido de autorização para a realização de empréstimo (proposta firme), encaminhando a proposta ao Tesouro Nacional para apreciação e liberação”, explicou o assessor chefe de Relação Externas e presidente da Comissão Especial de Orçamento e Finanças da Unesp, José Afonso Carrijo Andrade.

A expectativa, de acordo com Carrijo, é que a verba seja liberada no próximo mês de junho. As obras deverão ser realizadas em etapas e a previsão é que em meados de 2005, comecem a ser entregues.

Criada em 1976, a Unesp compõe atualmente uma grande rede de ensino, pesquisa e extensão universitária, com campi espalhados por 23 cidades paulistas: uma na Capital, um no Litoral, em São Vicente, e 21 no Interior (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto e São José dos Campos, além das Unidades Diferenciadas de Registro, Itapeva, Sorocaba/Iperó, Ourinhos, Tupã, Dracena e Rosana).

A Unesp, que forma a cada ano cerca de 4 mil profissionais, está ampliando a oferta de cursos e vagas universitárias por todo o Estado. Entre 2001 e 2004, foram abertas 11.373 vagas nas diversas unidades. Além disso, a universidade oferece cursos do Programa de Educação Continuada de Formação Universitária aos professores da rede pública estadual e formação de nível superior em Curso Especial de Licenciatura aos professores que atual na educação infantil, pelo Programa Pedagogia Cidadã.

Cíntia Cury