Unesp de Ourinhos tem novo campus para o curso de Geografia

Inauguração foi feita pelo governador Alckmin que esteve na cidade e anunciou outros investimentos

sex, 12/08/2005 - 19h00 | Do Portal do Governo


Os 180 alunos do curso de Geografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no muncipio de Ourinhos, irão contar a partir desse mês com um campus construído exclusivamente para a universidade com cinco salas de aula, cinco laboratórios, uma biblioteca, sala de professores e todos os equipamentos. O campus foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 12 pelo governador Geraldo Alckmin

Desde o ano de 2003, quando esse curso da Unesp foi implantado em Ourinhos, pelo Governo do Estado, as aulas vinham sendo realizadas provisoriamente nas instalações da Escola Técnica Estadual (ETE) da cidade.

Alckmin lembrou que nos últimos dois anos foram criados oito novos campi da Unesp espalhados pelo Interior. Segundo ele, o objetivo é levar a universidade paulista para todas as regiões facilitando o desenvolvimento.

O governador lembrou que o Brasil é um País de grande desigualdade social e que para modificar esse quadro é necessário investir em educação. ‘É comum ouvirmos que, para promover a inclusão social é preciso crescimento econômico, mas quando isso ocorrre o que vemos é o rico ficando mais rico e o pobre melhorando muito pouco sua situação. Para promover a inclusão, o melhor caminho é a educação’, destacou.

Além do curso de Geografia, a Unesp de Ourinhos também oferece o curso de Pedagogia Cidadã, voltado especificamente aos profesores do ensino fundamental do município que precisam concluir o curso superior para poderem continuar lecionando na rede pública.

O reitor da Unesp, Marcos Macari elogiou a escolha do curso de Geografia nesse município, feita após um amplo debate com a sociedade segundo ele já há diversos projetos onde os alunos estão trabalhando como: análise climática da região, diagnóstico sócio ambiental, bacias hidrográficas e rede ferroviaria.

O prefeito, Toshio Misato (PSDB) elogiou o novo campus. Ele explicou que o prédio foi construído pela prefeitura e a Unesp entrou com a contratação dos professores, a realização do vestibular, o desenvolvimento pedagógico e o funcionamento dos laboratórios.

Outras autorizações

O governador autorizou ainda em Ourinhos, a liberação de R$ 100 mil para reforma da Escoal Técnica Estadual (ETE) Jacinto Ferreira de Sá, a implantação de um centro de reciclagem de computadores e R$ 50 mil para investimentos na área social do município.

Ele entregou ainda seis micro-ônibus para o transporte escolar para os municípios de Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Óleo, Ribeirão do Sul, São Pedro do Turvo e Timburi e duas ambulâncias para as cidades de Óleo e Ribeirão do Sul

Rogério Vaquero / Carlos Prado