Unesp: Centro de Referência em Imunobiológicos de Botucatu será o terceiro no interior do Estado

Unidade oferecerá atendimento às demandas não rotineiras de vacinação e defesa imunobiológica

qua, 09/03/2005 - 14h33 | Do Portal do Governo

Deverá entrar em funcionamento, no próximo dia 16, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, o terceiro Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais a ser instalado no interior paulista. Com isso, serão 5 unidades em todo o Estado de São Paulo (existem 2 na Capital). Trata-se de uma unidade que deverá dar atendimento às demandas não rotineiras de vacinação e defesa imunobiológica, como no caso da administração das imunoglobulinas para hepatites B, de soros para prevenção de raiva e de outros agravos que não são objeto das campanhas periódicas de saúde pública.

O CRIE terá um estoque permanente de imunobiológicos especiais, de características diversas, e funcionará 24 horas por dia, durante todo o ano, podendo atender a todos os tipos de emergências. O ambulatório estará aberto, inclusive, a viajantes que necessitem de proteção por vacinas especiais. Toda a gama de medicamentos será suprida pela Secretaria estadual da Saúde. O HC manterá as instalações especiais de guarda do material e equipes previamente treinadas para o atendimento ao público.

A proposta de instalação do CRIE no HC da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu foi feita, há cerca de um ano, durante um seminário sobre vacinação e que foi presidido pelo infectologista e professor emérito da UNESP, dr. Domingos Alves Meira, com a presença do prof. Carlos Magno Fortaleza, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual da Saúde, e que, também, é docente da Unesp.

Atualmente, a Secretaria Estadual da Saúde mantém unidades semelhantes nas Faculdades de Medicina da USP, em São Paulo e Ribeirão Preto; na Unicamp; e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu
Assessoria de Imprensa

(LRK)