Unesp: Centro de Pesquisa do Instituto de Química analisa qualidade de combustíveis

Programa destina-se a revendedores de derivados de petróleo em Araraquara e áreas vizinhas

sex, 08/08/2003 - 14h13 | Do Portal do Governo

O Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Petróleo e Derivados (Cempeqc), do Instituto de Química da Unesp, está desenvolvendo um programa de controle de qualidade dos combustíveis, especialmente da gasolina, comercializados em postos de Araraquara e áreas vizinhas. Resultado de parceria da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) e da Associação dos Postos Revendedores de Derivados de Petróleo da região.

“Além da coleta e análise de amostras, também serão dados cursos de treinamento para os funcionários e responsáveis pelos postos de combustíveis, a quem vamos transmitir os conhecimentos técnicos necessários a respeito dos produtos que são oferecidos à população’, explica o coordenador do Cempeqc, José Eduardo de Oliveira.

Em dois anos de funcionamento, o centro analisou 15 mil amostras de combustíveis para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e atendeu a vários outros clientes prestando serviços mais específicos, como laudos, pareceres, perícias e medidas de controle da qualidade do combustível de frotas. A parceria entre a Fundunesp e a ANP prevê recursos de R$ 2,7 milhões, entre 2001 e 2004.

Três novos laboratórios, dotados de modernos equipamentos – como um cromatógrafo de massas (utilizado na análise de gasolina) foram inaugurados em junho. ‘Com as instalações adequadas e esses novos equipamentos, vamos poder realizar outros serviços, como, por exemplo, a análise de marcadores de solventes em gasolinas, dos quais a ANP necessita e que não tínhamos condição de oferecer rotineiramente’, declara o coordenador.

Os pesquisadores do Cempeqc também dão palestras para estudantes do 2º grau e para a comunidade, além de cursos de treinamento para agentes de fiscalização, policiais e membros do Ministério Público.

SERVIÇOS
Outras informações no site do Cempeqc: www.qualidadedecombustiveis.iq.unesp.br

Da Assessoria de Imprensa da Unesp