Unesp: Campus de São Vicente realiza palestra sobre reciclagem do lixo

Evento será relizado nesta sexta-feira, às 20 horas

sex, 23/01/2004 - 10h02 | Do Portal do Governo

A reciclagem do lixo é economicamente viável? Qual é a economia resultante desta reciclagem? É possível a produção de energia elétrica a partir destes resíduos? Estas e outras questões serão analisadas pelo economista Sabetai Calderoni, no seminário ‘Os Bilhões Perdidos no Lixo’, que será realizado nesta sexta, dia 23, dentro do projeto Universidade de Verão, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que promove a interação entre a comunidade e a universidade em janeiro, na cidade de São Vicente.

Para Calderoni, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Estratégicas da USP, ‘vários fatores tornam a reciclagem do lixo economicamente viável. Estes elementos convergem para a proteção ambiental e a sustentabilidade do desenvolvimento, pois referem-se à economia de energia, de matérias-primas, de água e à redução da poluição do subsolo, do solo, da água e do ar’.

Segundo o especialista, ‘o governo está deixando de estimular uma atividade de grande potencial para a promoção do desenvolvimento, em termos de geração de renda, emprego, equilíbrio ambiental e qualidade de vida da população como um todo’.

Tratando de um assunto polêmico que também é tema de seu livro, Os bilhões perdidos no lixo (Ed. Humanitas, 1999), Calderoni enfatiza: ‘Há um imenso desperdício: são perdidos bilhões de dólares, todos os anos, pela não reciclagem do lixo no município de São Paulo e no Brasil como um todo’.

Serviços:
Conferência :Os Bilhões Perdidos no Lixo
Data: Sexta-feira, 23 de janeiro de 2004
Hoje:20h
Local:Câmara Municipal de São Vicente
Rua Jacob Emmerich, nº 1195
Parque Bitaru – São Vicente/SP
Mais informações podem ser obtidas pelo
Fone (xx13) 3569-1516

V.C.