Unesp: Alunos de Sorocaba visitam as instalações de empresa multinacional

Estudantes verificam na prática o que aprendem nas salas de aula

qua, 19/11/2003 - 10h49 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

O contato com a realidade regional e, em particular, com o cotidiano da área empresarial é um dos objetivos básicos da Unidade Diferenciada de Sorocaba/Iperó. Essa preocupação já produz resultados como a visita realizada pelos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação à Emerson Process Management, no último dia 11.

Cerca de 40 estudantes assistiram a uma apresentação da empresa feita por Augusto Passos Pereira, gerente de Negócios – Plant Web da Emerson. Em seguida, conheceram as instalações dessa gigante transnacional em Sorocaba, em especial os Laboratórios de Vazão, Redes Industriais e Instrumentos de Medição.

Para o professor Alexandre da Silva Simões, que ministra a disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação e coordenou a visita, iniciativas como essa ajudam os alunos a verificar na prática o que aprendem nas aulas, tendo assim uma noção mais definida de como será sua futura atividade. De acordo com Simões, outra vantagem da relação com o setor produtivo é a possibilidade de criação de novas parcerias. ‘Estamos estudando um convênio com a Emerson para a realização de estágios de nossos alunos e o uso de laboratórios para aulas e pesquisas’, assinala. Da visita também fizeram parte os professores José Arnaldo Frutuoso Roveda e Marcelo Nicoletti Franchin.

Holding que reúne mais de 280 fábricas, a Emerson atua em ramos como motores elétricos, medidores magnéticos, engenharia e controle de processos, logística e energia para telefones celulares. Com um faturamento mundial de US$ 13 bilhões em 2002, suas instalações em Sorocaba ocupam aproximadamente 11 mil m2.

Pereira, o gerente de Negócios, enfatiza que sua empresa se interessa muito pela interação com a UNESP: ‘Por meio do uso de nossas instalações, os alunos podem conhecer melhor os equipamentos que produzimos e, com os estágios, temos maiores condições de selecionar os talentos formados na Universidade para trabalhar conosco’, comenta.

O estudante Gustavo Rossanese Pinto, que participou desse primeiro contato, aprovou a experiência. ‘Nós pudemos ter uma idéia do que realmente é o processo de automatização numa empresa de grande porte’, explica.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br
V.C.