Unesp: Alunos de Bauru participam de intercâmbio com universidade norte-americana

Convênio com a Wayne State University foi assinado em 2002

ter, 30/12/2003 - 13h50 | Do Portal do Governo

Dois alunos de desenho industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru fizeram este ano curso especial de design de automóveis na Wayne State University, de Detroit, Estados Unidos. O intercâmbio faz parte de um convênio assinado entre as duas instituições no ano passado. César Muniz Ginjas Somenzari e Thiago Canola Afonso ficaram em Detroit entre setembro de 2002 e maio deste ano.

Thiago, aluno do quinto ano, voltou entusiasmado: “Aprendi técnicas, melhorei meu traço e percebi definitivamente que meu futuro é desenhar modelos de automóveis”.

Os Estados Unidos são um dos países mais informatizados do mundo, porém, ressalva Thiago, o curso deu ênfase ao desenho à mão. “A escola, como a indústria automobilística, privilegia a idéia do designer, o talento e a criatividade. Os computadores são usados nos estágios finais.” Eles utilizavam papel reciclado e lápis.

A bolsa que receberam deu direito a moradia no alojamento do câmpus da universidade. Todas as manhãs tinham aula de inglês. “Morar fora de casa não foi problema, pois vivo em repúblicas há anos”, conta, lembrando que seus pais moram em Rondônia.

César, trabalhando em Minas Gerais no momento, diz que foi um aprendizado diferente estudar em Wayne. “Convivemos dia-a-dia com alunos e professores, falando uma língua à qual não estávamos acostumados. O curso me proporcionou uma nova visão do design de automóveis e uma experiência acadêmica original e enriquecedora.”

Atualmente, por intermédio do convênio, estão em Detroit outros dois alunos da Unesp das áreas de engenharia e enfermagem.

Fábrica de talentos

O curso de desenho industrial da Unesp de Bauru é tradicional no Estado de São Paulo. Seus alunos, assegura o professor Osmar Vicente Rodrigues, coordenador do intercâmbio, costumam ganhar prêmios em concursos de design pelo País. Um dos mais importantes, na área automobilística, é o da Volkswagen, realizado todos os anos, desde 1998, no qual a Unesp de Bauru já teve dez ganhadores. Um deles, o próprio César Somenzari. Os vencedores fazem estágio na fábrica da Volks, em São Bernardo do Campo.

Criado em 1975, o curso de desenho industrial da Unesp de Bauru tornou-se um dos mais procurados no Estado de São Paulo. O professor Osmar informa que é quase tão concorrido quanto as áreas de engenharia. Este ano, a proporção é de 14 candidatos por vaga.

A FAAC de Bauru oferece também cursos de graduação em arquitetura, educação artística, jornalismo, relações públicas e radialismo. O site da faculdade é www.faac.unesp.br.

Por Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial

(LRK)