Unesp: Alunos de Bauru conquistam 4º lugar em competição internacional

Competição reuniu 275 equipes de estudantes de todo o mundo

qui, 23/06/2005 - 21h13 | Do Portal do Governo

A equipe formada por quatro alunos do Laboratório de Informação Aplicada (LTIA) do curso de Sistemas de Informação da UNESP, campus de Bauru, conquistou a 4ª colocação na Competição Internacional Windows CE Student Challenge, promovida pela Microsoft e realizada em sua sede, em Redmond, nos EUA, dias 17 e 18 de junho. ‘Entre os 30 selecionados, a nossa foi a única equipe latino-americana a se classificar para a final’, destaca Eduardo Morgado, coordenador do LTIA e orientador da equipe.

O Projeto StreetBlog, idealizado pelos estudantes Marcelo Van Kampen, Lucas Bertinotti, Rafael Augusto Teixeira e Evandro da Silva Resende, é um sistema embarcado, ou seja, que utiliza softwares pequenos, como os empregados em celulares, por exemplo, formado por um terminal de entrada interligado a um servidor web.

No terminal, exposto publicamente, é possível inserir desenhos, textos e fotos, que serão editados automaticamente, em diversos formatos, como HTML e animações em Flash. ‘Trata-se de um projeto de alto impacto social por permitir a utilização de ‘blog-in-a-box’, a baixo custo, e nas condições mais adversas, servindo tanto para situações de emergência, como para datas festivas e comemorações públicas’, explica Kampen, 21 anos, coordenador do grupo.

O Concurso estimulou a criação de aplicações sobre uma plataforma embarcada, baseada no Sistema Operacional Windows CE, da Microsoft. Na primeira etapa, participaram 275 equipes de todo o mundo. As equipes finalistas tiveram a oportunidade de expor seus projetos no Centro de Conferências da Microsoft para juizes, visitantes e funcionários da própria Microsoft, e, ao final do primeiro dia, fazer uma apresentação formal para os juízes.

Apenas as 10 melhores se classificaram para mostrar seus projetos na grande final do dia 18, para uma nova banca de juizes, formada por funcionários da Microsoft, jornalistas e fornecedores de hardware embarcados. Foram premiadas as cinco melhores equipes. Pela quarta colocação, a equipe de Bauru recebeu US$ 3.200.

Informações
www.ltia.fc.unesp.br

Do Portal Unesp

C.A.