Turismo será prioridade para gerar emprego e renda

Na próxima semana, Governo reúne-se com empresários do setor para definir ações conjuntas

sex, 03/01/2003 - 17h02 | Do Portal do Governo

O desenvolvimento do turismo será uma das prioridades do Governo de São Paulo para a geração de emprego e renda, disse o novo secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, após participar da primeira reunião do secretariado de Alckmin nesta sexta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes.

Para isso, já na próxima semana, o secretário irá se reunir com um grupo de trabalho de empresários e profissionais do setor de turismo para que eles possam dizer quais a ações que esperam do Estado. “Nós vamos apoiá-los vigorosamente em quatro setores básicos: turismo de negócios, turismo convencional e ecoturismo e turismo rural”, destacou Meirelles, que ocupou a pasta da Agricultura na gestão anterior.

O Estado já está programando a construção de um novo grande centro de convenções e de exposições para eventos de grande porte, com estudos de algumas alternativas de local, com capacidade para 20 mil pessoas, informou o secretário. “Com todo o seu potencial no turismo de negócios, com boa infra-estrutura hoteleira, proximidade de aeroportos, atrações culturais, artísticas e gastronômicas, não há em São Paulo espaços para eventos para mais de duas a três mil pessoas.”

No setor do turismo convencional, São Paulo tem belezas extraordinárias em suas praias e montanhas, “mas em alguns locais falta uma boa estrutura de hotéis e vamos trabalhar nesse sentido”, acentuou. Já no setor do ecoturismo, é preciso ir além das tradicionais, como visitar a Serra da Bocaina ou a Serra da Mantiqueira.

Para Meirelles, é preciso explorar novos ângulos, como por exemplo, o turismo de pesca. “Só no rio Paraná há lagos extraordinários,” disse o secretário, lembrando que o turismo de pesca representou nos Estados Unidos cerca de U$ 21 bilhões com a compra de materiais e de barcos, entre outros. O setor do turismo rural é outro potencial a ser explorado com vigor, já que São Paulo tem uma “excelente infra-estrutura em regiões como o Vale do Paraíba, onde há casarões históricos belíssimos.”

Os esforços para o desenvolvimento do setor irão exigir treinamento de pessoas, além da identificação, por parte do setor privado, dos gargalos em que o Governo pode ajudar, “como pequenas estradas para se atingir com maior facilidade locais atrativos”, concluiu.