Turismo: São Paulo ganha novo roteiro turístico

Trata-se do Circuito dos Fortes na Baixada Santista

qua, 11/02/2004 - 21h07 | Do Portal do Governo

O roteiro turístico Circuito dos Fortes, da Região Metropolitana da Baixada Santista, começa a se tornar realidade. Foi assinada nesta quarta-feira, dia 11, resolução instituindo o programa pelo Secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles. A cerimônia foi realizada na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no Guarujá.

O roteiro integra o novo pólo de referência histórico-cultural os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

‘A grande indústria do século XXI é a do Turismo’, disse o Secretário Meirelles, preocupado em transformar todo esse patrimônio em trabalho e renda. ‘Programas como esse, que exploram uma vertente histórica, criam condições turísticas o ano todo, com um atrativo permanente, não se restringindo à temporada de verão’.

Com o Circuito dos Fortes, os turistas poderão conhecer, em dois dias, a Fortaleza de Itaipu (século XX); a Casa do Trem Bélico (séc. XVII); a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (séc. XVI); o Forte Augusto (séc. XVII); a Fortaleza dos Andradas (séc. XX); a Fortaleza do Itapema (séc. XVI); a Fortaleza São João (séc. XVI) e o Forte São Felipe (séc. XVI). A Fortaleza de Santo Amaro, cenário do evento, é a única fortaleza espanhola fora dos domínios da Espanha e data de 1583.

Também assinaram a Resolução: Marco Antonio Castello Branco, Secretário Executivo de Turismo; Gilson Carlos Bargieri, presidente do CONDESB (Conselho do Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista); Koyu Iha, diretor executivo da AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista); James Sinclair Mayer, general do Exército Brasileiro; Victor Hugo Mori diretor técnico do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Maria Helena de Almeida Lambert, reitora da Universidade Católica de Santos; Alberto Ferreira do Carmo Filho, da Sociedade Visconde de São Leopoldo; e Flávio Antônio Corrêa, presidente da Fundação Cultural Exército Brasileiro.

Assessoria de comunicação e imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
C.A.