Turismo: Quatro Estados apresentam projetos para o ‘Instituto Caminho das Tropas’

O roteiro em elaboração vai resgatar a história dos tropeiros no Brasil

sex, 03/09/2004 - 18h22 | Do Portal do Governo

Os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio de suas Secretarias de Turismo, apresentam o ante-projeto Instituto Caminho das Tropas no próximo dia 10 de setembro, em Sorocaba. A idéia é viabilizar o Roteiro Caminho das Tropas de maneira que, com o tempo, se torne independente dos governos estaduais.

O Roteiro Caminho das Tropas, em elaboração, vai resgatar a história dos tropeiros no Brasil. Passeios a cavalo, organizados por agências de turismo, percorrerão os municípios por onde passavam as tropas que levavam alimentos para serem comercializados pelo interior.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, o resgate da história faz parte do contexto turístico. “Mesmo trabalhando o turismo como um produto, que gera trabalho e renda para as regiões, nos preocupamos com nossa cultura, que deve ser resgatada e transformada em conhecimento”, explica Meirelles.

Nesse encontro, que ocorre em Sorocaba, o Governo de São Paulo será representado pelo Secretário Executivo de Turismo, Marco Antonio Castello Branco. Estarão presentes, também, os Secretários de Turismo do Paraná, Celso Caron; de Santa Catarina, Gilmar Knaesel; e do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara. O Prefeito de Sorocaba, Renato Fauvel Amary, participa da reunião.

Data: sexta-feira – dia 10
Horário: 9 horas
Local: Transamérica Flat The First – Av. Professora Izoraida Marques Peres nº 193 – Campolim – Sorocaba-SP

C.A.