Turismo: Parceria entre IPT e Dade agiliza atendimento técnico a projetos municipais

O objetivo é oferecer infra-estrutura e incentivar o turismo nas estâncias no Estado

ter, 10/09/2002 - 16h11 | Do Portal do Governo

Responsável por 50% do número de turistas do Brasil, o Estado de São Paulo tem atrações suficientes para incentivar o turismo doméstico. Assim o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) oferece suporte para que os municípios paulistas classificados como estâncias turísticas, balneárias, climáticas e hidrominerais possam melhorar sua infra estrutura e receber o turista adequadamente.

Com a aprovação do convênio entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Dade os projetos que necessitam de aprovação poderão ser concluídos rapidamente. O geólogo Ari Camargo, da divisão de Geologia – Digeo – do IPT é o coordenador da equipe que foi destacada para a análise e fiscalização de projetos das estâncias paulistas, que também contou com o engenheiro Marcus dos Reis, da Divisão de Engenharia Civil – DEC.

Para ter o convênio aprovado, o projeto precisa estar de acordo com as normas técnicas mínimas de projetos básicos e o cálculo de custo deve ser coerente com os valores de mercado. Se aprovado, a equipe faz o acompanhamento dos projetos, na fiscalização e prestação de contas. Para Camargo, os resultados imediatos do trabalho e a possibilidade de interação com outros agrupamentos do IPT são os aspectos mais interessantes do trabalho.

Dentre as obras realizadas em convênio com o Dade estão a revitalização da orla da praia do centro em Caraguatatuba, litoral norte do Estado, o sistema de coleta de esgoto de Analândia, na região central do Estado, a revitalização do Teatro Coliseu de Santos e a construção do centro de convenções de São Vicente, na Baixada Santista.