Turismo: Oficinas vão regulamentar turismo de aventura em São Paulo

As oficinas acontecem nos próximos dias 29 e 30 de setembro

qui, 25/09/2003 - 16h32 | Do Portal do Governo

Já está tudo certo para a realização das oficinas prévias voltadas para regulamentação e certificação do Turismo de Aventura no Estado de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por intermédio da Coordenadoria de Turismo, juntamente com a Associação Paulista Pró-Turismo de Aventura – APPTA.

Os trabalhos serão desenvolvidos por técnicos da atividade em questão, além de representantes de agências de viagens, operadoras de turismos e entidades que capacitem monitores deste segmento turístico.

Com o apoio do Senac/SP e da Faculdade de Educação Física de Santo Amaro – Fefisa, as oficinas acontecem nos dias 29 e 30 de setembro e 15 e 16 de outubro próximos, sempre das 8 às 18 horas, nas dependências do Senac da avenida Francisco Matarazzo, 289, zona Oeste da Capital. Como resultado dessas oficinas será criada a Cartilha para o turista interessado nesta modalidade turística.

Vale lembrar que, de acordo com a Embratur, o Turismo de Aventura é o segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esporte recreacional, em ambientes naturais e espaços urbanos ao ar livre, que envolvam emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sócio-cultural.

As principais modalidades são as seguintes: Ar -pára-quedismo, sky-surf, base jump, asa-delta, parapente -infla e decola, balonismo e ultraleve.Terra- espeleologia- exploração de cavernas, excursionismo, caminhadas, trekking e hikking, rallies – classe turismo, bung jump, rope swing – pêndulo c / corda,
cavalgada, orientação – caminhada, corrida, canionismo – rapel, tirolesa, montanhismo – escalada, caminhada, ciclismo, montain bike – cicloturismo, off-road – fora-de-estrada,
arborismo, motocross e sand board – prancha na areia. Água – caiaque, surfe, mergulho, vela, acqua-rider, bóias-cross, rafting-outrigger – canoa havaiana, canoa, windsurfe e morey-bug-body boarding.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Mais informações pelo fone (11) 3106.7456 / 9171.1136

V.C.