Turismo: Novo roteiro turístico une quatro estados brasileiros

Programa vai refazer o Caminho das Tropas

seg, 17/05/2004 - 14h23 | Do Portal do Governo

Para resgatar a cultura do caminho das tropas de quatro Estados, foi assinado na última sexta-feira, dia 14, em Porto Alegre, um termo de compromisso, pelos representantes do Turismo de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O ato possibilita a realização de ações conjuntas desses Estados para formatação e desenvolvimento de um novo roteiro turístico integrado denominado “Caminho das Tropas”.

A proposta é refazer o caminho das tropas de cavaleiros que saíam do município de Viamão (hoje na Grande Porto Alegre- RS), passavam pelos campos de Lages (SC), seguiam aos Campos Gerais, região de Castro (PR) até chegar em Sorocaba (SP). Era o comércio levado em lombo de burro que teve início no século XVIII.

“Vamos valorizar a figura do tropeiro, a importância das rotas das tropas e suas dimensão para a história do País, responsáveis pelo criação e crescimento de dezenas de cidades como Porto Alegre (RS), Lages (SC), Castro (PR), Itararé (SP), Itapetininga (SP) e Sorocaba (SP), entre outras”, ressalta Marco Antonio Castello Branco, secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo.

Já há um calendário inicial – 2004/2005- para o desenvolvimento deste novo produto turístico que engloba desde curso para monitores, passando por sinalização dos roteiros, exposição itinerante, campanha do roteiro nos municípios, tropeada de Porto Alegre a São Paulo até o lançamento do livro do Caminho das Tropas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

V.C