Turismo: Maria-Fumaça estimula atividades do setor na Serra da Mantiqueira

Conhecida como Baronesa, a locomotiva começa a funcionar neste domingo, em Pindamonhangaba

sex, 19/03/2004 - 10h31 | Do Portal do Governo


Inaugurada na última quarta-feira, dia 17, a locomotiva da Estrada de Ferro Campos do Jordão – vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo – já está pronta para funcionar todos os domingos, às 10h, partindo da estação de trem no centro de Pindamonhangaba até o Núcleo Turístico Piracuama, no mesmo município. “Este é o início de um projeto integrado ao novo Plano Estadual de Turismo, que deverá impulsionar diversas cidades do Vale do Paraíba”, garante o secretário estadual João Carlos Meirelles.

Conhecida como Baronesa, a locomotiva Lince Hofmann Wenke, fabricada em 1927 pela empresa alemã Breslau, foi recentemente adquirida pela Estrada de Ferro Campos do Jordão e funciona movida a vapor pela queima da madeira que aquece a caldeira. Com 64 lugares, a Baronesa atinge a velocidade de 20 quilômetros por hora e tem a capacidade de tracionar até cinco carros de passageiros.

Presente à viagem inaugural, o secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, prevê a integração das comunidades no percurso de 22 quilômetros por onde passa a Maria-Fumaça. ‘Ela estimula o artesanato, gastronomia, alambiques, em suma, os vários atrativos ao longo da ferrovia, para que a demanda de turistas cresça, gerando trabalho e renda”, explica o secretário, adiantando a inauguração, no início do próximo semestre, do Museu da Ferrovia, ao lado da estação do centro.

Segundo dados da ONG Mantiqueiraviva, a região congrega 28 milhões de pessoas num raio de 180 quilômetros, o que possibilita uma expectativa de faturamento, com o turismo local – trem, hospedagem, gastronomia etc. – em torno de R$ 11 milhões por ano. Pindamonhangaba também é propícia a esportes de aventura e radicais, como escaladas, trilhas, rapel, mountain bike, ciclismo, pesca, entre outros. Sem contar com o Parque Reino das Águas Claras, com personagens de Monteiro Lobato. Com melhorias na infra-estrutura, implantação de novas atividades turísticas e a criação de pacotes turísticos, a região da Serra da Mantiqueira poderá receber quatro milhões de turistas anualmente.

SERVIÇO – De início, os passeios ocorrerão somente aos domingos, com saída às 10 horas da Estação de Ferro Campos do Jordão, no centro de Pindamonhangaba; no futuro, outros horários poderão ser implantados. O preço da passagem é R$ 10. Informações e reservas pelo telefone (12) 3644.7408

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo