Turismo: Guia para a Terceira Idade será lançado no dia 15 de março

Objetivo é divulgar estabelecimentos que oferecem descontos e que apresentam condições especiais

sáb, 12/03/2005 - 17h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo promoverá o lançamento do Guia de Serviços de Turismo para a Terceira Idade, no Hotel São Paulo Othon Classic, dia 15 de março. O objetivo da publicação é divulgar aos idosos os estabelecimentos (agências de turismo, hotéis e pousadas) que oferecem descontos e que apresentam condições especiais para recebê-los, em todo o país e no exterior. Ao todo são 136 estabelecimentos com condições especiais para o atendimento direcionado a este público específico.

‘Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é crescer cada vez mais esse segmento da população; por isso, o Estado já vem investindo no atendimento da terceira idade desde 1997’, diz Marco Antonio Castello Branco, Secretário Executivo de Turismo.

Pesquisa realizada pela Secretaria Executiva de Turismo, durante o JORI (Jogos Regionais do Idoso) em 2004, mostrou que 32% dos pesquisados costumam viajar uma vez por ano e 31% viajam de duas a quatro vezes no mesmo período. O levantamento também demonstrou que 79% vivem em residência própria e 78% são aposentados ou pensionistas. ‘Essas condições permitem que eles viajem muito e hoje já temos conhecimentos de agências de turismo que trabalham exclusivamente com idosos’, afirma Castello Branco.

O evento está aberto aos representantes de redes hoteleiras e agências de viagem, que receberão certificado de participação, exemplares do guia e uma ficha de inscrição para inclusão na próxima ediçaõ do Guia. Entre os convidados, Ricardo Alvarenga Tripoli, presidente do Conselho Estadual do Idoso.

Os interessados em adquirir um exemplar do Guia devem ter idade mínima de 60 anos e se dirigir à sede da Coordenadoria de Turismo, que oferece, gratuitamente, a carteirinha que garante os descontos que constam no Guia de Serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3331-0033 – ramais 1925/1441 (segunda à sexta, das 10 às 16 horas) ou através do e-mail vivafeliz@turismo.sp.gov.br

Serviço
– Evento: Lançamento do Guia de Serviços de Turismo para a Terceira Idade – Programa Viva Feliz
– Data: 15/03/2005
– Horário: 15 horas
– Local: Hotel São Paulo Othon Classic (Sala Patriarca).
– Endereço: Rua Libero Badaró, 190, Centro – São Paulo

Da secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado
C.A.