Turismo: Governo instala Roteiro dos Bandeirantes em Santana do Parnaíba

Roteiro inclui oito cidades da região

ter, 18/11/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

O Estado acaba de ganhar mais uma atração turística. Foi instalado no último dia 14, o Roteiro dos Bandeirantes, em Santana do Parnaíba, que inclui além do próprio município, as cidades de Salto, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Porto Feliz, Tietê e Araçariguama. A iniciativa foi criada por meio da resolução nº 16/2003 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Logo após a cerimônia, o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, convocou integrantes do grupo de trabalho responsável pelo Roteiro para uma primeira e imediata reunião.

Representantes dos oito municípios se reuniram com o secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, e com a titular da COTUR, Coordenadora de Turismo, Sônia Belardinucci. Resultado: as Câmaras Municipais dos oito municípios aprovarão uma Lei oficializando o Roteiro dos Bandeirantes. A próxima reunião está agendada para o próximo dia 26, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em São Paulo.

Do evento, participaram os secretários de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles; do Meio Ambiente, José Goldemberg; o Adjunto da Cultura, Edmur Mesquita; os prefeitos dos oito municípios, deputados e vereadores. Teve ainda a presença do poeta Paulo Bonfim, que saudou Santana de Parnaíba com uma prece de sua autoria.

“Goldemberg ressaltou a importância do Rio Tietê no Roteiro. “Vamos limpar a calha do Tietê e acabar com a poluição que se estende rio abaixo. Vamos deixar o Tietê como era na época dos bandeirantes, navegável”, declarou.

Finalizando a solenidade, Meirelles fez um discurso comovente, que se transformou em verdadeira aula de história. Disse que foi o inconformismo que possibilitou a formação de um país com as dimensões do Brasil.


“Nós, os lusitanos, chegamos ao Brasil porque não nos conformamos com a estreita faixa de terra que era Portugal. Chegamos a São Vicente e subimos a serra. Também não nos conformamos e chegamos a Santana de Parnaíba e fizemos a catapulta da História. E ainda assim não nos conformamos e descemos rio afora, até o Porto Feliz, transitando pelo Tietê, e fomos seguindo. Chegamos a Goiás e não paramos mais” exultou Meirelles, que citou Camões : “Se mais mundo houvera, lá chegara”.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Imprensa da
Secretaria de Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento Econômico e Turismo com Vera Artaxo e Isa Santos. Contato: (11) 3331-0033 ramais 1374 / 1388

V.C.