Turismo Cultural: Parceiros do programa Caravanas do Conhecimento reúnem-se no Cepam

Novo presidente da Fundação Cepam participou do encontro, realizado ontem na capital

sex, 06/05/2005 - 16h00 | Do Portal do Governo

As secretarias de Estado e entidades parceiras do programa Caravanas do Conhecimento reuniram-se ontem, 5 de maio, na sede da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam para discutir a operacionalização da etapa que começa em julho, o Redescobrindo o Interior.

Além de discutirem o planejamento do programa, os representantes também conheceram o novo presidente do Cepam, Renato Amary, que participou da reunião. Alcides Andrade de Mesquita representou a secretaria de Estado da Cultura, Stela Pedreira da secretaria de Estado da Saúde, Sanenari Oshiro da secretaria de Estado da Segurança Pública, Tenente Kage do Comando Geral da Polícia Militar, Solange Frasson da secretaria de Estado de Transportes, Renata Pinto Teixeira da Agência Reguladora dos Transportes
do Estado (ARTESP) e Maria Aparecida de Oliveira do Departamento de Estradas e Rodagem – DER participaram juntamente com Vicente Curti, coordenador operacional do programa e Carlos Sodré, coordenador de relações institucionais do Cepam. A secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e o DERSA também apóiam o Programa Caravanas do Conhecimento, que é realizado pela secretaria de Economia e Planejamento e a secretaria de Educação e coordenado pelo CEPAM.

A partir do dia 11 de julho, o programa levará milhares de crianças do litoral, da capital e região metropolitana de São Paulo para conhecer o interior do Estado, aproveitando o recesso escolar com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos com idades entre 9 e 11 anos da rede oficial de ensino. As escolas nos municípios hospedeiros servirão de alojamento para as delegações visitantes.

Em 2004, o Redescobrindo atendeu 3.132 crianças, agrupadas em 82 delegações de 28 municípios do Litoral e da Região Metropolitana de São Paulo que visitaram 77 cidades do interior. Este ano, até o momento, já estão confirmados 28 municípios visitantes e 114 hospedeiros, totalizando 142 municípios participantes. As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio e podem ser feitas pelos telefones (11) 3811-0346 / 3811-0369 / 3811-0395.

Turismo Cultural

Criado na década de 80, durante o governo Montoro, o Programa Caravanas do Conhecimento foi relançado em 2004, e o Redescobrindo o Interior, possibilita aos alunos do litoral e da Grande São Paulo conhecer a vida no campo, nas fazendas, na área rural e nas pequenas cidades do interior. Durante o recesso escolar, elas vão ver de perto como são produzidos os alimentos que conhecem expostos nas prateleiras dos mercados.

As viagens têm início às segundas e terminam às sextas-feiras. Cada caravana leva 40 crianças, sendo 20 meninas e 20 meninos, 4 monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista. Serão oferecidas cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. A programação é montada pelos municípios hospedeiros e conta com atividades esportivas, culturais e educativas, proporcionando aos estudantes novas vivências que influenciam positivamente seu futuro.

As delegações visitantes serão alojadas em escolas públicas, preferencialmente da rede municipal, adaptadas para receber as crianças.

Realização:
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado de Economia e Planejamento
Secretaria de Estado da Educação

Coordenação:
Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam

Parceiros:
Secretaria da Cultura
Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento (Sabesp)
Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer
Secretaria da Saúde
Secretaria da Segurança Pública (Polícia Militar)
Secretaria dos Transportes (Artesp, DER e Dersa)
Associação Paulista de Municípios – APM
Fundação Abrinq

Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam
Assessoria de Imprensa

(LRK)