Turismo cultural e de negócios atrai visitantes à capital paulista

Cidade promove todos os anos cerca de 70 mil eventos, com número de visitantes superior a 15 milhões de pessoas

seg, 01/08/2005 - 11h47 | Do Portal do Governo

Ao lado da cultura, o setor de turismo é um dos grandes geradores de emprego e importante fonte de riqueza, por meio de segmentos como o ecoturismo, a pesca esportiva e o turismo aventura. Isso sem falar do turismo cultural que, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, tem sido um dos grandes propulsores da revitalização do centro histórico da capital paulista.

Opinião partilhada pelo presidente da São Paulo Turismo – antiga Anhembi Turismo – Caio Luiz de Carvalho. “O turismo cultural é o grande filão mundial hoje a ser agregado ao segmento de sol e praia”, explica. Os estudos estratégicos da Organização Mundial do Turismo apontam que em duas décadas as viagens triplicarão e os consumidores vão continuar buscando sol, praia, mas também opções que agregarem diferenciais como o turismo cultural e o turismo de negócios: congressos e eventos. “E aqui em São Paulo nós temos tudo isso”, ressalta Carvalho.

Hoje a capital tem a melhor casa de concertos da América Latina: a Sala São Paulo. Sem falar das inúmeras intervenções feitas na região central como as reformas da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a transferência do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim para o antigo hotel Piratininga, o restauro do Theatro São Pedro e a transformação do antigo prédio do Dops, na Estação Pinacoteca. Graças a essas iniciativas São Paulo está preparada para receber o turista, oferecendo excelentes opções de lazer e cultura.

“O turismo hoje é uma atividade estratégica como instrumento de crescimento sustentável para as regiões que o exploram de forma correta”, observa o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade. Para se ter uma idéia dos números que o setor movimenta, basta dar uma olhada nos dados exibidos pela Secretaria Estadual de Turismo.

Só em 2004, o setor gerou uma receita de US$ 1,58 bilhão. Principal portão de entrada no Brasil de turistas estrangeiros, São Paulo recebe, anualmente, cerca de dois milhões de visitantes vindos de diversos países. É de olho nestes números que o segmento da cultura vem caminhando de braços dados com a indústria do turismo.

A Sala São Paulo, considerada a melhor sala de concertos da América Latina promoveu, em 2004, 318 espetáculos para um público estimado em 280 mil pessoas. Outro prédio histórico é o Theatro São Pedro. Construído em 1917, é o segundo teatro mais antigo da cidade. Tombado pelo Condephaat e restaurado em 1998 promoveu 209 eventos, atraindo cerca de 100 mil expectadores ao longo de 2004.

Museu de artes plásticas mais antigo da cidade, a Pinacoteca do Estado organizou no ano passado 40 exposições, atraindo cerca de 240 mil visitantes. Em 2005, completa 100 anos e está com uma agenda de grandes exposições, como a de Henry Moore que marcou o início das comemorações. Já o prédio projetado por Ramos de Azevedo, e que durante o regime militar abrigou a sede do Departamento de Ordem e Política Social (Dops), foi restaurado e integrado ao museu, recebendo o nome de Estação Pinacoteca e cerca de 80 mil visitantes. O Museu de Arte Sacra, dono de um conjunto de quatro mil peças provenientes das principais igrejas e das mais recônditas capelas do Estado de São Paulo e do Brasil, foi visitado por mais de 20 mil pessoas no ano passado.

Centro econômico da América do Sul e capital do mais rico e dinâmico estado brasileiro, São Paulo promove todos os anos cerca de 70 mil eventos, com número de visitantes superior a 15 milhões de pessoas, segundo dados da São Paulo Turismo. São desde pequenas reuniões a grandes exposições, congressos, seminários, feiras nacionais e internacionais, além de eventos esportivos e culturais, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, o carnaval, a Mostra Internacional de Cinema e a Semana Internacional da Moda.

Mas São Paulo não é apenas sinônimo de negócios e oferece uma grande variedade de opções a seus visitantes. São 280 salas de cinema, 122 teatros, mais de 10 centros culturais e 71 museus, além de inúmeras casas noturnas. Todos esses programas podem ser entremeados com escalas nos bons restaurantes de São Paulo, cuja fama gastronômica é um atrativo extra. Hoje são mais de 12 mil estabelecimentos, com nada menos que 52 tipos de cozinha com a culinária de todas as partes do mundo.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa