Turismo: Começa em julho operação de sinalização de todo ‘Circuito dos Fortes’

Roteiro integra o novo pólo de referência histórico-cultural nos nove municípios na Baixada Santista

sex, 13/02/2004 - 9h02 | Do Portal do Governo

O roteiro turístico Circuito dos Fortes, da Região Metropolitana da Baixada Santista, começa a se tornar realidade. Foi assinada na última quarta, dia 11, a resolução instituindo o programa pelo Secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no Guarujá. O roteiro integra o novo pólo de referência histórico-cultural, os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

“A grande indústria do século XXI é a do Turismo”, diz Meirelles, preocupado em transformar todo esse patrimônio em trabalho e renda. “Programas como esse, que explora uma vertente histórica, criam condições turísticas o ano todo, com um atrativo permanente, não se restringindo à temporada de verão”, comemora. A partir do mês de julho entrará em operação a sinalização de todo o Circuito, “facilitando a ida e vinda dos interessados em conhecer uma parte da nossa história”, conclui Meirelles.

Com o Circuito dos Fortes, os turistas poderão conhecer, em dois dias, a Fortaleza de Itaipu (século XX); a Casa do Trem Bélico (séc. XVII); a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (séc. XVI); o Forte Augusto (séc. XVII); a Fortaleza dos Andradas (séc. XX); a Fortaleza do Itapema (séc. XVI); a Fortaleza São João (séc. XVI) e o Forte São Felipe (séc. XVI). A Fortaleza de Santo Amaro, cenário do evento, é a única fortaleza espanhola fora dos domínios da Espanha e data de 1583.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

(AM)