Turismo: Circuito dos Fortes chega para consolidar turismo na Baixada Santista

O circuito mostrará aos visitantes a história de oito fortalezas edificadas entre os séculos XIV e XX

ter, 10/02/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 11, às 9h30, o Secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, estará no Forte Santo Amaro da Barra Grande, para assinatura de resolução que institui o Roteiro Turístico Circuito dos Fortes na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Fazem parte deste novo pólo de referência histórico-cultural os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Circuito dos Fortes

O Circuito dos Fortes mostrará aos visitantes a história de oito fortalezas edificadas entre os séculos XIV e XX. São elas: Fortaleza de Itaipu (século XX); Casa do Trem Bélico (séc. XVII); Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (séc. XVI); Forte Augusto (séc. XVII); Fortaleza dos Andradas (séc. XX); Fortaleza do Itapema (séc. XVI); Fortaleza São João (séc. XVI) e Forte São Felipe (séc. XVI).

Para João Carlos Meirelles, a instalação do Roteiro dos Fortes é uma forma de resgatar a história do Brasil, ‘tão rica em detalhes e ultimamente esquecida pelos próprios brasileiros’.

A cerimônia de assinatura ainda contará com a presença do presidente do CONDESB (Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista), Gilson Carlos Bargieri; do diretor executivo da AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista), Koyu Iha e prefeitos dos nove municípios que integram o novo pólo turístico.

Data: quarta-feira, dia 11
Horário: 9h30
Local: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – Pier Edgard Perdigão – em frente ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Av. Vasco da Gama – Ponta da Praia – Santos

Da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
C.A.