Turismo: Baixada Santista terá plano de desenvolvimento do turismo

Programa terá como referência o Plano Diretor de Turismo da Região

sex, 01/08/2003 - 8h22 | Do Portal do Governo

O Sebrae-SP e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por meio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), assinam nesta sexta-feira, dia 1º, protocolo de intenções para implementação do Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo (PDTR) na Baixada. O Programa terá como referência o Plano Diretor de Turismo da Região Metropolitana da Baixada Santista, elaborado em 2002 por uma universidade local, a pedido da Agem.

O objetivo é desenvolver um parque de negócios em turismo receptivo na região, passando por etapas como a sensibilização da população local, a criação de produtos turísticos atrativos e de estrutura de recepção ao turista, capacitação de empresários e operacionais e fomento ao associativismo e cooperativismo de grupos de interesse.

O Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo será aplicado em cada um dos nove municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista. Esta ação regional ganha destaque na estratégia de regionalização do Turismo adotada pelo Ministério do Turismo.

A cerimônia de assinatura será às 9 horas, no auditório do 6° andar da sede do Sebrae-SP, com a presença das diretorias da entidade e da Agem. Está prevista a presença dos secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, e dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernandes.

Durante a cerimônia, haverá a apresentação do Programa de Desenvolvimento do Turismo receptivo, a cargo do coordenador do Núcleo de Turismo do Sebrae-SP, José Bento Desie, e apresentação do Plano Diretor de Turismo da Região Metropolitana pelo diretor técnico da Agem, Roberto Zundt.

Ao Sebrae-SP caberá implementar o projeto em conjunto com a comunidade, realizando palestras, seminários, oficinas e workshops, voltados às ações prioritárias, segundo previsto no Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo (PDTR) desenvolvido pelo Núcleo de Turismo da entidade.

Lançado em 2001, o PDTR visa estimular a organização da atividade
turística, transformando-a em Negócio Coletivo sob o conceito do
Desenvolvimento Sustentável. Atualmente já está implantado em 98 municípios do Estado.

Data: Sexta-feira, 1º de agosto de 2003
Horário: A partir das 9h
Local: Sede do Sebrae-SP – Rua Vergueiro, 1.117 – Paraíso – São Paulo/SP