Tupi Paulista sedia a abertura da VIII edição dos Jogos Regionais dos Idosos de 2004

A novidade desse ano é que pela primeira vez haverá a competição na Capital

sex, 12/03/2004 - 18h10 | Do Portal do Governo

Com a participação de 1.200 atletas com mais de 60 anos, hoje, dia 12, foi dada a largada para os Jogos Regionais dos Idosos – JORI, de 2004, no município de Tupi Paulista. Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Participaram do evento 37 municípios das regiões de Adamantina e Araçatuba.

Uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, as competições são realizadas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram cerca de 10 mil atletas de mais de 400 municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade. A novidade desse ano é que pela primeira vez haverá a competição na Capital.

A cerimônia de abertura contou com o desfile de todas as delegações que interpretaram o Hino Nacional e apresentaram suas respectivas coreografias. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Antônio Breda, de 87 anos, que pelo terceiro ano participa da Olimpíada na categoria dança de salão. Companheira para fazer sua performance é sua mulher Jesonita, de 68 anos. O juramento foi feito pelo atleta Clemente Batista de Almeida, de 71 anos.

As demais competições serão realizadas nos próximos sábado e domingo. As modalidades são as seguintes: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 14, no mesmo ginásio das competições.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em junho, no município do Guarujá. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin. ‘Cabe aos governantes a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta’, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. ‘Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social’, observa Maria Lúcia, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. ‘A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania’, enfatiza. A novidade desse ano é que pela primeira vez haverá a competição na Capital.

Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Estiveran presentes à cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin; o prefeito de Tupi Paulista, Aristides Alonso Portela, a vice-prefeita Alice Terul Aires, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Aparecida Maria Souza Alonso, entre outras autoridades.

Próximos jogos

Confira as datas e locais dos próximos campeonatos:

  • 19/03, em Santos (regiões do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Santos)
  • 16/04, em Serra Negra (regiões de Boa Vista e Piracicaba)
  • 23/04, em Votuporanga (regiões de Jales e s São José do Rio Preto)
  • 14/05, em Descalvado (regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca)
  • 21/05, em Dois Córregos (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília)
  • 28/05, na Capital (regiões Norte, Sul, Leste e Oeste)
  • a final em 25/06, no Guarujá.

    Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, a contar do dia de abertura, que é realizada sempre numa sexta-feira.

    Da Assessoria de Imprensa do Fussesp