Tupã é transformado em estância turística

Lei transforma a cidade a 67ª estância turística de São Paulo

seg, 26/05/2003 - 20h05 | Do Portal do Governo


O município de Tupã, na região Sudoeste do Estado, agora é uma estância turística. A lei que transforma a cidade na 67ª estância turística de São Paulo foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, dia 26, no Palácio dos Bandeirantes.

“Eu não tenho dúvida que vai crescer o setor de serviço na cidade e abrir novas oportunidades para a população”, disse Alckmin, lembrando das riquezas naturais e da história da região.

A cidade passará a receber recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para o desenvolvimento de programas de urbanização, melhorias e preservação ambiental.

Segundo o governador, o Estado está dando grande destaque na questão do turismo. “O setor terciário da atividade econômica, que é o setor de serviços, entre eles o turismo, é aquele que mais pode gerar emprego, renda e trabalho. São Paulo tem um potencial muito grande, porque tem beleza natural e hospitalidade”, disse Alckmin. “Às vezes as pessoas conhecem Miami, mas não conhecem o nosso Interior, as nossas estâncias climáticas, religiosas e turísticas e lá em Tupã pode ser um dos pontos importantes”, acrescentou.

Para o prefeito de Tupã, Manuel Gaspar, com a assinatura da lei, a cidade passa a ter mais recursos, mais desenvolvimento econômico e com isso mais emprego. O prefeito disse que Tupã é uma cidade privilegiada e lembrou dos investimentos que o Governo paulista tem feito na região. “Nós temos escolas em todos os bairros do município, estamos implantando a Universidade Estadual Paulista (Unesp), de água tratada, de esgoto coletado, de esgoto tratado, de coleta coletiva de lixo, e fomos eleitos o segundo melhor aterro sanitário pela Cetesb”.

Alckmin foi homenageado com a medalha de Cidadão da Estância Turística de Tupã. A cerimônia contou com a presença do deputado estadual e autor do projeto de lei, Edson Aparecido, da secretária da Cultura, Cláudia Costin, e vereadores da região.

Tupã

Para que o município, com 62,2 mil habitantes, fosse transformado em estância, foram levados em consideração os recursos naturais e paisagísticos, atrativos turísticos e infra-estrutura hoteleira do município.

Entre as atrações, Tupã conta com o Solar Luiz de Souza Leão, a aldeia indígena, o Museu Índia Vanuíre (acerco histórico e cultural dos caingangues), o Espaço Cultural José Anselmo Filho e áreas para turismo rural, como as fazendas Santa Estela, Palma, Recanto das Águas, Escola Hípica Pôr do Sol, Represa do Sete e Estância Rancho dos Amigos.

Tupã, que significa “Deus do trovão” ou espírito bom, recebeu esse nome em homenagem aos índios que habitavam a região. No final dos anos 20, a área que deu origem ao município foi adquirida por Luiz de Souza Leão. Os 100 alqueires faziam parte da Fazenda Guataporanga, que foi desmembrada. Em 1934, foi elevado à categoria de distrito do município de Glicério e, em 1938, tornou-se município.

Das atuais 66 estâncias do Estado de São Paulo, 28 são turísticas, 13 hidrominerais, 15 balneárias e 10 climáticas.

Cíntia Cury / Macedo Júnior