Tuca e edifício ícone da arquitetura do país são preservados pelo Estado

O tombamento inclui ainda uma das primeiras escolas públicas do país e modelo para o professorado no século XIX

qui, 17/01/2002 - 15h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura realiza na próxima segunda-feira, dia 21, ás 11 horas, a assinatura do projeto de tombamento do Prédio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, da EE Sud Menucci, antiga Escola Normal de Piracicaba e do conjunto arquitetônico da Pontifícia Universidade Católica (PUC), num importante ato de preservação arquitetônica de nossa história.

O edifício sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil foi projetado entre 1946 e 1947 após um concurso julgado por Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Firmino Saldanha. Além do prédio o tombamento também inclui diversas obras de artes de autoria de Antônio Bandeira, Alexander Calder, Ubirajara Ribeiro e Bruno Giorgi.

O conjunto de prédios da PUC integra o Teatro Tuca, marco na luta contra a repressão militar, o antigo Convento das Carmelitas e a Capela, os dois últimos construídos em 1920. No local, além de outras construções feitas entre 1940 e 1970, o cruzeiro localizado no interior do antigo claustro, o busto do papa Pio XII e uma imagem de São José também serão preservados.

Já a atual Escola Estadual Sud Menucci, antiga Escola Normal de Piracicaba, foi projetada em 1917 e serviu como parâmetro para o formação de professores para a rede pública de ensino durante os primeiros governos republicanos. O projeto é atribuído a Arthur Castagnoli com ornamentos feitos por Carlos Rozencrantz.