Trilhos chegam às obras da Linha Capão Redondo – Largo 13

A linha será o trecho inicial da futura Linha 5 do metrô e se estenderá até a Estação Chácara Klabin, perto da Estação Santa Cruz do metrô

qua, 14/11/2001 - 21h06 | Do Portal do Governo

Programada para operar a partir de meados de 2002, a linha Capão Redondo-Largo 13 será o trecho inicial da futura Linha 5 de metrô. Futuramente, vai ser estendida até a Estação Chácara Klabin, perto da Estação Santa Cruz da Linha 1 – Azul do Metrô (Norte-Sul), integrando todas as linhas do Metrô na cidade de São Paulo. A obra tem um custo de cerca de US$ 646 milhões, com recursos diretos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Quando concluída, ela terá 19,8 km de extensão e 17 estações. Utilizará, inicialmente, 8 trens de 6 carros, todos motorizados, permitindo um intervalo inicial de 4 minutos. O público esperado é de 350 mil passageiros por dia.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já está implantando a rede aérea e os sistemas de sinalização e comunicação na Linha 5 de metrô (que liga Capão Redondo ao Largo 13), na zona sul da Capital paulista. Também começaram os serviços de assentamento dos trilhos.

Iniciadas em 1998, as obras civis básicas da nova linha já foram encerradas. No total, a linha possui 9,4 quilômetros de extensão, que exigiram a implantação de 7 quilômetros de vias elevadas, 1 quilômetro de vias em superfície e 850 metros em via subterrânea, além da construção de 550 metros de pátio de manutenção e de manobra de trens em Capão Redondo.

Foram também construídas no período as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo 13. Com exceção de Vila das Belezas, as estações terão terminais de integração com ônibus, que também já começaram a ser construídos.

A Estação Ponte Santo Amaro será integrada fisicamente à estação do mesmo nome da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba), de onde a demanda será distribuída por toda a Região Metropolitana.