Três sites são finalistas do Prêmio Mário Covas na categoria design de hipermídia

Primeiro lugar está sendo disputado pelos portais da Casa Civil, o Cidadão.SP e o da CPTM

qui, 17/11/2005 - 12h13 | Do Portal do Governo

Primeiro lugar está sendo disputado pelos portais da Casa Civil, o Cidadão.SP e o da CPTM

Três sites – o da Casa Civil do governo do Estado, o Cidadão.SP e o da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – disputam o primeiro lugar do Prêmio Mário Covas 2005, na categoria uso das tecnologias de informação e comunicação – tema design de hipermídia. Neste ano, o prêmio teve 265 trabalhos inscritos, provenientes de todas as áreas da administração pública paulista. No dia 25 de outubro, encerrou-se a primeira etapa do julgamento, durante a qual bancas de especialistas analisaram os concorrentes e selecionaram os finalistas. Agora, os classificados para a final serão novamente examinados, e nove sairão vencedores, dois em cada uma das quatro categorias e um no novo tema design de hipermídia. Os ganhadores receberão prêmio no valor de até R$ 8 mil e serão reconhecidos em cerimônia especial.

Cidadão.SP – Portal de serviços públicos, o Cidadão.SP tem 1.050 acessos diários. No endereço www.cidadao.sp.gov.br, o interessado tem 1.932 serviços eletrônicos à disposição. Organizado de acordo com eventos de vida do cidadão – Meus Documentos, Minha Casa, Meu Negócio, etc. -, está em funcionamento desde junho de 2004. O internauta pode navegar por temas (educação, meio ambiente, habitação, saúde), por órgão prestador ou utilizar o sistema de busca. O gerente responsável pelo projeto, Álvaro Gregório, informa que o portal é pioneiro e está em constante atualização. A última versão foi no mês de junho. Em destaque, o usuário encontra os serviços estaduais mais procurados e os cinco serviços federais mais solicitados. Permite até mesmo acesso às páginas eletrônicas de serviços dos 645 municípios paulistas: IPTU, atendimento ao cidadão e dívida ativa.

Para a sua elaboração, foram pesquisados portais internacionais (Cingapura, Canadá, Portugal e Espanha) e nacionais (governo de Minas Gerais e Receita Federal). ‘A estratégia serviu para adotarmos as boas práticas e saber o que não se deve fazer’, explica Gregório. Há, ainda, o laboratório de usabilidade, que verifica e estuda as reações do cidadão na manipulação das informações do portal. A idéia é sanar possíveis dificuldades na busca e facilitar a navegabilidade.

Parceiros – Iniciativa da Casa Civil, o portal foi desenvolvido por meio de parceria entre aFundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Imprensa Oficial, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Poupatempo e Fundação Seade. ‘Mesmo sem fazer propaganda, o Cidadão.SP foi premiado pela editora Plano Editorial, na categoria inovação, e vem ampliando o número de acessos. Em agosto, foram 18 mil visitas; em setembro, 31 mil; e em outubro, 32 mil’, diz Gregório.

Casa Civil – O site da Casa Civil mostra ao cidadão, de maneira clara e objetiva, o que faz essa secretaria do Executivo paulista. A pasta presta assistência direta e imediata ao governador. Sua atuação engloba a articulação e coordenação das políticas de governo e oferece suporte na tomada de decisões que envolvem as diversas esferas de poder, tanto interna quanto externamente. Incluem-se aí as demais secretarias, as prefeituras, a Assembléia Legislativa e o Congresso Nacional. No ar desde 29 de março, a página eletrônica, elaborada conjuntamente pela área de comunicação da Casa Civil e técnicos da Prodesp, manteve o padrão adotado pelo portal do governo paulista.

Traz as últimas notícias a respeito de governo eletrônico e a capacitação dos recursos humanos do Estado. O aplicativo Fale Conosco funciona como meio de comunicação com a população. No endereço www.casacivil.sp.gov.br, podem ser encontradas, ainda, informações sobre as empresas e fundações vinculadas à Casa Civil (Fundap, Imprensa Oficial, Prodesp e Fundo Social de Solidariedade), além das principais áreas da secretaria. Estão disponíveis também dados dos diversos comitês e conselhos que fazem parte da Casa Civil.

CPTM – Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da CPTM, o novo site da empresa pretende estabelecer canal de informações e relacionamento entre a companhia e os usuários. No ar desde abril, traz serviço inédito no sistema ferroviário brasileiro, o Viagem Ponto a Ponto, por meio do qual é possível identificar os roteiros mais rápidos para os deslocamentos pela Região Metropolitana de São Paulo. Esse aplicativo engloba as linhas da CPTM, as integrações com o Metrô e a Ponte Orca. A seleção pode ser feita de duas formas: pelo mapa da malha de trens operada na Grande São Paulo ou pela lista de estações. Nesse caso, o usuário informa os locais de origem e destino. Em poucos segundos, o programa processa a melhor sugestão de trajeto e detalha até mesmo o tempo de viagem estimado. Outro serviço disponível na página da CPTM, www.cptm.sp.gov.br, é o Conheça nossa Frota de Trens. Nesse link, o interessado tem acesso às fotos, características, visão interna da cabina de comando em 180º ou de 360º do salão de passageiros das composições da companhia.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial