Três novas estações da Linha 2 do Metrô começam a operar em 2006

Após vistoria da obra, Alckmin anunciou entrega de duas estações em março e outra em setembro

seg, 28/11/2005 - 15h08 | Do Portal do Governo


Em março do ano que vem, as estações Chácara Klabin e Imigrantes do Metrô entram em funcionamento. Em setembro, é a vez da estação Ipiranga. A entrega das três novas estações vai permitir o transporte de mais 90.000 usuários por dia na Linha 2-Verde, que atualmente recebe 280.000 por dia no trajeto Vila Madalena-Ana Rosa. As obras estão com 80% da parte estrutural executadas, no trecho entre as estações Ana Rosa e Imigrantes.

Nesta segunda-feira, dia 28, o governador Geraldo Alckmin percorreu a pé o trecho da obra que vai desde o poço Domingos Ferreira, nas proximidades da Avenida Ricardo Jaffet, passando pela estação Imigrantes, até a Estação Chácara Klabin, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros. Somente nesse trecho, deverão circular cerca de 40.000 passageiros diariamente, a partir de março.

Com as três novas estações, a Linha 2-Verde, que tem hoje 7 quilômetros de extensão, ganhará mais 3,5 quilômetros, um aumento de 50%.

O governador explicou que como acontece em toda obra de Metrô, as novas estações começarão a operar experimentalmente, em horários reduzidos. “E vão, gradualmente, entrando nos horários de pico”, disse.

De acordo com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, esse período experimental dura cerca de 90 dias. Para a operação das novas estações serão contratados 117 funcionários.

Nessa mesma linha, além do término de obras das três estações, o Governo paulista está finalizando o projeto executivo das estações Sacomã e Tamanduateí. “A previsão para esta linha é chegar até a Vila Prudente. Com a estação Tamanduateí será possível fazer a integração com a linha da CPTM que vem do ABC. Também está prevista, na estação Chácara Klabin, a integração com a Linha 5, que é aquela que vai de Capão Redondo até Santo Amaro. Ela continuará até Santa Cruz e, depois, até Chácara Klabin”, expôs Alckmin.

Ele destacou que, pela primeira vez, São Paulo tem duas linhas de Metrô em obras. Além da Linha 2-Verde, o Estado está ampliando a Linha 4-Amarela. “Estamos hoje com nove estações em obras e 14 frentes de trabalho. São 13 quilômetros de túneis e não dá para entregar em etapas como aqui. Lá não tem jeito, tem que entregar os 13 quilômetros ao mesmo tempo. É tudo subterrâneo e atravessa a cidade inteira. Sai da Luz e vai até a Vila Sônia, na divisa com Taboão da Serra”, informou. A previsão é que esta 1ª fase da obra, com 13 quilômetros e seis estações, entre em operação em 2008. Dois anos depois, outras cinco estações devem estar prontas nesta mesma linha.

Alckmin anunciou ainda que no dia 12 de dezembro deverá ser lançado o edital de licitação da primeira parceria público-privada (PPP). “A obra física é o Governo que está fazendo. E o material rodante – os trens, parte elétrica e eletrônica, PPP. O investimento será de cerca de R$ 800 milhões”, disse.

Cíntia Cury