Trens: Secretaria busca parceria da iniciativa privada para construção de estação de trem

Secretário Jurandir Fernandes apresenta amanhã, dia 21, projeto funcional da nova Penha

qua, 20/08/2003 - 14h25 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 21, às 19h30, na Associação Comercial de São Paulo – Distrital Penha, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estará apresentando, para os comerciantes, empresários e autoridades da região, o projeto funcional da nova estação de trem – Penha – na Linha F (Brás-Calmon Viana), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, empresa vinculada à secretaria.

Um dos objetivos do encontro é buscar parceria junto à iniciativa privada para a implantação da nova estação, que deverá ser construída entre as estações Tatuapé e Eng° Goulart, mais precisamente, entre o Viaduto General Milton Tavares de Souza e a Rua Henrique de Souza Queiroz. ‘A idéia é que a estação não funcione apenas como serviço de transporte, mas ofereça aos usuários outros serviços, como agência bancária, Poupatempo e shopping center’, explica Jurandir Fernandes.

A previsão de uma nova estação na Penha está dentro do programa de modernização das linhas E e F da CPTM, que compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas nos trechos principais. Essas melhorias proporcionarão, até 2010, condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos, permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiros/dia, para toda a rede da CPTM.

Outros benefícios

A região da Penha também será beneficiada com mais dois projetos. Um deles é o chamado Trem de Guarulhos, que está associado à implantação do Expresso Aeroporto. O primeiro prevê a construção de uma nova, a USP-Leste, que atenderá o futuro campus da Universidade de São Paulo. Além disso, a implantação desse projeto irá permitir uma ligação ferroviária de alta qualidade entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana: São Paulo e Guarulhos.

O Trem de Guarulhos utilizará a mesma via do Expresso Aeroporto, que deverá ser executado nos próximos anos, sendo resultado de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da CPTM, e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária – Infraero. A construção e operação da linha serão de responsabilidade da iniciativa privada por contrato de concessão.

O trajeto terá 31 quilômetros de extensão, em uma nova via exclusiva, ligando ponto a ponto a Barra Funda ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A implantação dos dois serviços (Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos) exigirá recursos da ordem de US$ 572 milhões.

Projetos realizados e em andamento

Nos últimos anos, parte da linha E recebeu significativas melhorias. Com investimentos de cerca de US$ 733 milhões, O Governo do Estado inaugurou, em maio de 2000, o Expresso Leste, que liga Guaianazes ao Brás e opera com trens modernos dotados de ar condicionado.

Atualmente, está sendo implantado o projeto Integração Centro, estendendo o Expresso Leste até a Barra Funda. A implantação deste projeto promoverá a integração das malhas ferroviária e metroviária, atendendo o desejo de viagem da maioria dos usuários das linhas da CPTM e do Metrô na parte central da metrópole. O Governo do Estado está investindo US$ 95,1 milhões no projeto, dos quais US$ 45 milhões são financiados pelo Banco Mundial – Bird e US$ 50,1 milhões, recursos diretos do Tesouro.

Ao proporcionar a interligação das linhas da CPTM e três linhas do Metrô (além da futura linha 4 – Amarela, que irá de Vila Sônia a Luz), a conclusão desta obra viabilizará o acesso direto dos usuários das regiões Leste, Oeste, Noroeste e Sudeste da metrópole à área central de São Paulo.

Iniciadas em junho de 2001, as obras do projeto Integração Centro estão sendo entregues por etapa. Uma delas ficará pronta no final de outubro, quando a estação da Luz estará operando com quatro vias e o acesso às plataformas será feito por meio de três passarelas. A conclusão das obras, incluindo o acesso subterrâneo entre as estações da Luz da CPTM e do Metrô, está prevista para junho de 2004.

Serviço
Local: Av. Gabriel Mistral, 199 – Associação Comercial de São Paulo – Distrital Penha
Data: 21/08/03
Horário: 19h30

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)