Trens: Obras subterrâneas na Estação da Luz prosseguem neste final de semana

Conclusão total das paredes de diafragma está prevista para a primeira quinzena de março

sex, 21/02/2003 - 17h21 | Do Portal do Governo

As obras da Linha Centro-Branca, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Estação da Luz, prosseguem neste final de semana com a construção de 22 paredes de diafragma dos futuros saguões subterrâneos I e II.

Os serviços se concentram no lado norte da gare (lado praça da Luz), na área da plataforma 04, onde também está sendo realizado o reforço das fundações antigas.

Cada parede de diafragma mede 40 centímetros de espessura e pode atingir uma profundidade de até 16 metros. Essa estrutura serve para contenção da terra do subsolo no contorno dos saguões e acessos subterrâneos. Das 22 paredes a serem construídas, oito já estão prontas. Na execução delas, já foram empregados cerca de 128 metros cúbicos de concreto e aproximadamente 13 toneladas de aço de 20 milímetros.

A conclusão total das paredes de diafragma está prevista para a primeira quinzena de março. Em seguida, começam as escavações para a construção da laje de cobertura dos saguões.

As obras do Projeto Integração Centro estão sendo concluídas, trazendo um novo conceito de transporte sobre trilhos. O resultado é a nova Linha Centro Branca, da CPTM, que interligará as estações Luz, Brás e Barra Funda, com mais rapidez para os usuários

C.A