Trens: Obras subterrâneas na Estação da Luz estão adiantadas

nd

seg, 17/12/2001 - 16h38 | Do Portal do Governo

Já atingiram oito metros de profundidade as escavações que darão forma aos saguões subterrâneos da Estação da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As obras fazem parte do Projeto Integração Centro que interligará linhas da ferrovia e também ao Metrô.

As escavações estão sendo feitas na rua, em frente ao Parque da Luz. Quando o poço atingir 14 metros, serão iniciadas as escavações que passarão por baixo das plataformas e da via férrea da estação, atingindo o lado da rua Mauá. O projeto prevê a construção de dois saguões, com cerca de mil metros quadrados cada um.

Com ritmo acelerado, as obras avançam cerca de 1,70 metros por dia. Na rua Mauá, as escavações em frente à calçada do Metrô estão com aproximadamente 2,5 metros de profundidade. Para não abalar as estruturas das construções, os dois lados da rua foram reforçados com estacas de concreto que atingem cerca de 14 metros de profundidade.

Dentro da estação, as plataformas 1 e 2 não estão sendo utilizadas para embarque e desembarque de passageiros. Os trilhos que servem essas duas plataformas foram removidos para o início do estaqueamento que antecipa a construção das valas da rua Mauá e da Pinacoteca.