Trens Metropolitanos : Pesquisa da ANTP revela importância dos serviços da CPTM para a população

CPTM é considerada a empresa mais barata pela população superando todos os meios de transporte

seg, 24/02/2003 - 19h34 | Do Portal do Governo

As linhas Expresso Leste (Brás–Guaianazes) e C (Osasco–Jurubatuba), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foram consideradas boas por por 76% e excelentes por 78% dos usuário, de acordo com a pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo – 2002 -, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). A mesma pesquisa aponta, no item preço, em relação à renda do usuário, que a CPTM é considerada a empresa com preços mais baratos, superando todos os meios de transporte.

Investimentos de US$ 1,3 bilhão de dólares foram destinados à CPTM pelo Governo do Estado de São Paulo nos últimos oito anos. Com 24 quilômetros de extensão, a Linha C recebeu melhorias em 15 deles. Foram implantadas sete novas estações (Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia), que até o final de 2000 se juntaram às oito já existentes e que ainda serão reformadas e adequadas ao novo estilo de transporte por trem.

No trecho entre Brás e Guaianazes foram colocados 30 novos trens fabricados na Espanha, que operam com intervalos de até seis minutos nos horários de pico. O percurso que era realizado anteriormente em 40 minutos, hoje é feito em 30 minutos com mais conforto e segurança, já que os trens possuem ar condicionado, música e são os mais modernos da América Latina.