Trens Metropolitanos: Parceria garante escola de informática para pessoas de baixa renda

Escola de Informática e Cidadania é uma parceria entre CPTM, Alstom e a organização não-governamental CDI

qui, 22/04/2004 - 14h49 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 22, às 9 horas, será aberta oficialmente a nova Escola de Informática e Cidadania CPTM/Alstom/CDI, instalada no prédio “Qualidade de Vida” da CPTM, na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 200, bairro da Lapa. O evento contará com a presença do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mario Bandeira, além do corpo gerencial da empresa.

A Escola de Informática e Cidadania é uma parceria entre CPTM, Alstom, empresa de infra-estrutura para energia e transporte, e a organização não-governamental CDI (Comitê de Democratização da Informática). As primeiras turmas, que começaram em fevereiro, são compostas por trabalhadores da CPTM que fazem parte da Frente de Trabalho, iniciativa do governo do Estado para pessoas desempregadas.

No futuro, serão atendidas pessoas de baixa renda da comunidade e públicos especiais (portadores de deficiência física, adolescentes em situação de risco social, egressos e reeducandos do sistema penitenciário). O objetivo final é abrir uma escola em cada um dos 22 municípios servidos pela CPTM e também nos distritos da capital.

A CPTM cedeu o espaço, fez a manutenção da escola e dos equipamentos e forneceu suprimentos, como tinta e papel. A Alstom se responsabilizou pelo mobiliário, por 10 computadores, pela impressora e pelo pagamento do educador/instrutor de informática. Já o CDI treinou o educador, forneceu  o software e o material didático, desenvolvido pela Unicamp.

Sala de aula

O curso é destinado a 40 alunos, divididos em duas turmas pela manhã e duas à tarde, com duração de três meses. As aulas têm uma hora e meia de duração, às terças e quintas feiras. Às sextas funciona um plantão de dúvidas. Às segundas e quartas são atendidos os alunos da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, situada também na av. Raimundo Pereira de Magalhães, em frente ao prédio administrativo da CPTM, na Lapa.