Trens Metropolitanos: Nova fase das obras de restauração da Estação da Luz é iniciada

A estação ferroviária da Luz foi aberta ao público em 1901

sáb, 10/05/2003 - 13h03 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está iniciando a segunda fase da substituição dos vidros aramados (vidros com arames em sua constituição) na área das plataformas cobertas da Estação da Luz, conhecida como gare. Serão trocadas 580 peças no mezanino do lado norte.

Desde o início das obras do restauro arquitetônico, em 2001, já foram substituidos todos os vidros do lanternim (parte superior da cobertura), das extremidades (sobre o mezanino do lado sul) e dos fechamentos frontais das plataformas cobertas. A previsão é de que, no final das obras, tenham sido substituídas 3.970 unidades.

Também foi concluída 50% da pintura do forro da cobertura, no sentido Barra Funda. As obras do restauro arquitetônico da gare da Luz fazem parte da Linha Branca (Centro), com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2004. Essa linha ligará mais rapidamente as regiões leste e oeste ao centro da cidade, além de proporcionar a conexão subterrânea com o Metrô, no bairro da Luz, facilitando a vida dos usuários.

Preservando um patrimônio

A estação ferroviária da Luz foi aberta ao público em 1901. Construída pela São Paulo Railway Company com estruturas trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster, suas instalações ocuparam 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz.

A Estação é a principal prova da importância e do desenvolvimento que a cultura do café, que exigia o aumento da malha ferroviária para o escoamento do produto da região de Jundiaí para o porto de Santos, trouxe não só para a cidade como também para o Estado.

A influência da São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois desse período, o transporte ferroviário foi substituído pelos transportes aéreo e rodoviário. Depois, a estação passou a receber trens suburbanos.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM e Agência Imprensa Oficial