Trens Metropolitanos: Jovens carentes de Campinas conhecerão a CPTM e Memorial do Imigrante

Será nesta quinta-feira, dia 27

qua, 26/05/2004 - 19h15 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 27, 70 adolescentes carentes da ONG Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec), de Campinas, farão uma visita especial à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Das 8h15 às 12 horas, o grupo terá a oportunidade de conhecer as obras do Projeto Integração Centro, na Estação da Luz, o Memorial do Imigrante, na Mooca, e ainda o sistema de transporte ferroviário da CPTM que movimenta 1,2 milhões de passageiros por dia na região metropolitana.

Durante o percurso que começa na Estação Jundiaí, passando pela Luz, até a Mooca, os jovens atendidos pela ONG assistirão a palestras educativas sobre o correto uso do sistema. No Memorial do Imigrante, monitores estarão explicando como acontecia a chegada dos imigrantes à capital, como se estabeleciam e de que forma contribuíram para o progresso da metrópole. O roteiro ainda prevê uma visita às obras da Estação da Luz, que interligará as linhas da CPTM com as do Metrô.

Na Associação dos Engenheiros, próxima à Estação da Luz, os alunos assistirão a um vídeo institucional e a uma palestra sobre a CPTM.

A atividade dá prosseguimento ao programa educativo “Usuário do Amanhã”, da CPTM, iniciativa com a finalidade de despertar a cidadania por meio do correto uso do transporte ferroviário. Desde 1987, já visitaram a CPTM mais de 140 mil crianças e adolescentes de toda a Grande São Paulo,

Curso profissionalizante

A Comec oferece cursos profissionalizantes a adolescentes carentes da região de Campinas. Também fazem um trabalho junto às famílias, acompanhando o rendimento dos alunos na escola.