Trens Metropolitanos: Estações da CPTM completam 128 anos

Estações Barueri, Barra Funda e Júlio Prestes foram construídas em 1875

qui, 10/07/2003 - 16h28 | Do Portal do Governo

As estações Barueri, Barra Funda e Júlio Prestes completam 128 anos nesta quinta-feira, dia 10. Pertencentes à Linha B (Julio Prestes–Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), elas surgiram em 1875, mesmo ano de implantação de um dos trechos da Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a capital paulista à cidade de Sorocaba. Infelizmente, nenhuma delas guardam mais os detalhes da construção original.

Júlio Prestes – A estação original localizava-se na esquina das atuais ruas Mauá e General Couto de Magalhães. Em 1914 passou a ocupar o prédio construído pelo escritório Ramos de Azevedo que, depois, serviria de instalação do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). O prédio atual foi projetado por Christiano das Neves e começou a ser construído em 1926, sendo concluído em 1938. A Estrada de Ferro Sorocabana pretendia levantar uma estação tão imponente quanto a Estação da Luz, porém, os planos mudaram com a crise econômica mundial de 1929, que também abalou a prosperidade cafeeira.

Estação Barueri – Localizada no município de Santana de Parnaíba, durante sua construção, a estação aglutinou um povoado ao redor, que se tornaria distrito em 1918 e município em 1948. Em 1926 o prédio original foi demolido para a duplicação da linha tronco, e um novo foi construído nas proximidades. Depois desse prédio, um terceiro, existente até hoje, foi inaugurado no ano de 1982.

Barra Funda – Essa estação foi utilizada durante muitos anos somente como depósito e armazém de cargas, pois encontrava-se na mesma região servida pela São Paulo Railway, primeira ferrovia paulista. Em 1904 o prédio foi refeito, mas o embarque e desembarque de passageiros ocorreram somente na década de 20. No ano de 1987 foi construída a nova estação que, hoje, compartilha espaço com o metrô, além de abrigar um terminal municipal e uma rodoviária.

-C.M.-