Trens Metropolitanos: Estação Barra Funda terá terapia comunitária sobre drogas

Um grupo de psicólogos da entidade estimulará os participantes a se colocarem frente à questão

sex, 18/06/2004 - 19h36 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 22, a partir de 9 horas, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abre um espaço na Estação Barra Funda para a realização de uma terapia comunitária com a população, como parte dos eventos da Semana Nacional Antidrogas.

Durante cerca de duas horas, profissionais da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom) ajudarão pessoas dependentes de drogas, que tenham familiares nessa situação ou queiram saber mais sobre o assunto. Um grupo de psicólogos da entidade estimulará os participantes a se colocarem frente à questão.

“Quem participar da terapia conjunta poderá apresentar suas dificuldades, angústias e dúvidas sobre o tema, que vai ganhando dinamismo de opiniões das mais variadas”, explica o organizador do evento, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, assessor de Relações Comunitárias da CPTM. Entremeiam a terapia algumas intervenções musicais.

Todos podem participar gratuitamente, porém só estarão disponíveis 90 lugares para as pessoas se sentarem. A atividade será realizada em frente à barraca do “Bom Lanche”, nas proximidades do posto de Atendimento ao Usuário da CPTM.

Caminhada pela vida

No próximo domingo, uma caminhada pelo parque da Água Branca dá início às atividades da Semana Nacional Antidrogas, promovida, em São Paulo, pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), às 9h00. Ao longo de toda manhã, no evento denominado “Domingo no Parque – Caminhada pela Vida”, haverá uma série de atividades.

Às 10h15, no auditório, será realizada uma dinâmica de prevenção ao uso de drogas entre adolescentes e, às 10h45, uma terapia comunitária. Também estão previstas apresentações do Canil da Polícia Militar e do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde, além de atividades esportivas com as crianças, exposição do museu de drogas do Denarc e orientações sobre o tabagismo.